Bom senso

12 Setembro 2017 14:25:30

Irati é um município que carrega em suas raízes muitas tradições pelos povos que primeiro habitaram essas terras, entre eles os italianos. A maioria desses imigrantes se instalaram na comunidade do Pinho de Baixo, onde entre as atividades tradicionalmente exercidas está a produção do vinho.

O vinho produzido pelas famílias que moram nesta comunidade, tem um grande conceito perante a população local, e também por apreciadores da bebida de outras cidades e estados. O fato é que há alguns meses atrás, após uma visita de fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), foram jogados fora apenas de uma das famílias, 4.500 litros da produção.

O fato, ocasionou revolta dos produtores da comunidade e de toda a cidade, que ficou surpresa com a ação. Após a ocorrência ter vindo a público com uma reportagem realizada pela equipe de jornalismo da Folha de Irati, aumentou as proporção e impacto do fato.

Recentemente, o deputado federal Evandro Roman, que é um dos parlamentares que legisla pela comunidade do Pinho de Baixo e pela cidade de Irai, tornou o fato público durante seu discurso na Câmara Federal. Em seu discurso, o deputado pediu bom senso com as ações relacionadas ao assunto.

Além da questão da perpetuação da tradição desses imigrantes da cultura italiana, há também a questão da fonte de renda, essencial para a sobrevivência dessas famílias no campo. O que é preciso é que as ações sejam feitas de forma ordenada e com vistas a fortalecer a renda das pessoas no campo. Não o fato contrário que ocorreu de forma impositiva.

Após a ação ter se tornada pública, o deputado federal Evandro Roman convidou os representantes das famílias produtoras de vinho da comunidade do Pinho de Baixo a irem até Brasília para reportar aos outros deputados a situação que estão enfrentando.

Além do fato da perpetuação da tradição desses imigrantes da cultura italiana, há também a questão da fonte de renda, essencial para a sobrevivência dessas famílias no campo.

capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Folha de Irati