Envelhecer com dignidade

24 Março 2017 17:19:42

Chegar à terceira idade é um privilégio, principalmente quando há condições de viver com qualidade, tendo garantidos à saúde, a moradia digna, a alimentação, lazer, inclusão na sociedade, entre outros. Em Irati, uma importante entidade faz aniversário de 60 anos: o Asilo Santa Rita, que por décadas vem sendo o lar de muitas pessoas

Hoje, com 78 idosos, a entidade é uma referência pela organização, estrutura e cuidados que disponibiliza aos seus moradores. São seis décadas de história, que nem sempre foi como agora. Com o passar dos anos, os serviços foram aperfeiçoados e os idosos passaram a ter mais direitos e ser vistos com outro olhar.

Há tempos, muitos eram deixados em frente à entidade sem qualquer informação, documentos ou referências. Havia muito abandono por parte das famílias. Hoje, com o serviço prestado por assistentes sociais, os idosos são encaminhados, de forma digna ao asilo, não sendo mais simplesmente abandonados no local.

Cada vez mais as entidades como o Asilo Santa Rita são importante para as pessoas. Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mostram que atualmente os brasileiros com mais de 60 anos representam 11% da população. Estimativas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apontam que o número de pessoas com idade superior a 60 anos no Brasil deve aumentar em torno de cinco pontos percentuais nos próximos 30 anos.

A nossa realidade mostra também, que homens e mulheres estão envelhecendo com mais saúde. No entanto, mesmo com essa mudança é importante entender que com o envelhecimento devemos ter cuidados com a alimentação, praticar exercícios, controlar o estresse e doenças, assim como estar sempre em dia com as consultas médicas, prevenindo e incentivando um envelhecimento saudável. Muitas famílias negligenciam tudo isso, sendo melhor os idosos estarem acolhidos em entidades que os cuidem com responsabilidade.

A sociedade também deve cumprir o seu papel, respeitando e ajudando a garantir os direitos de todos que estão na terceira idade, que possuem uma história de vida e muitos ensinamentos a nos repassar. Além disso, os asilos, não somente o de Irati, sempre estão de braços abertos para receber a comunidade.

capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação