Os recebemos de braços abertos

26 Outubro 2017 19:19:47

Quando uma causa pelo bem é abraçada por todos, a tendência é que dê muito certo. Irati recebe nesta sexta-feira (27) uma unidade do Hospital Erasto Gaertner, referência estadual e nacional no tratamento de câncer, doença que assola muitas pessoas e por consequência suas famílias.

A nossa região foi contemplada com essa unidade diante de muitos esforços e união. O entendimento da causa e sua necessidade para melhorar a qualidade de vida de quem precisa se deslocar para lutar pela sua vida faz com que as ações em torno dessa conquista sejam ainda mais nobres.

Recebemos não somente a equipe do Hospital Erasto Gaertner de braços abertos, mas também todos os pacientes que por aqui passarem, que virão de outros oito municípios que integram a 4ª Regional de Saúde.

O ideal seria que nunca precisássemos inaugurar uma unidade para tratamento de oncologia, mas infelizmente a realidade que vivemos é de muitas pessoas que necessitam do tratamento e que a cada deslocamento para a capital em busca da cura passam por uma rotina muito difícil de ser enfrentada. A viagem, a espera, a falta de recursos até mesmo para se alimentar na capital é realidade de muitos.

Hoje, são aproximadamente 200 pacientes da nossa região que se deslocam ao Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba. A expectativa é de que esse número seja bastante reduzido e que passem a ser atendidos na unidade de Irati, que funcionará na antiga sede da Associação do Núcleo dos Portadores de Câncer de Irati (Anapci), que há anos desenvolve um trabalho admirável em nosso município, ajudando pacientes e suas famílias, na maioria das vezes de baixa renda.

Agora, além da Anapci, também contaremos com a Rede Feminina do Combate ao Câncer, que prestará serviço voluntário a todos que vierem da região e necessitarem. A causa foi abraçada por muitos. Prefeituras, Governo do Estado que vai manter mensalmente a unidade e entendeu a importância da descentralização do atendimento, além de outras entidades, e pessoas, que de uma forma outra ajudaram para que esse dia enfim chegasse para mudar a realidade da saúde da nossa região.

 

capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação