Quando virá uma solução efetiva?

11 Outubro 2017 15:56:58

Um gravíssimo acidente ocorrido no último final de semana, mais precisamente na sexta-feira (6), trouxe grande comoção na região. Em Irati, ainda no perímetro urbano da BR-153, próximo ao bairro Engenheiro Gutierrez, um veículo, ocupado por uma família de Rio Azul, atropelou um cavalo que estava sobre a pista. O resultado foi a morte de uma jovem de apenas 28 anos, além de outras pessoas feridas, entre elas o seu bebê de sete meses, que permanece internado.

Os alertas sobre o problema com animais soltos em vias públicas, principalmente em rodovias, não é de hoje. Infelizmente, mais uma pessoa morreu pela irresponsabilidade de proprietários de animais, que nem ao menos a capacidade de manterem cercados os seus animais têm. E essa situação, infelizmente, é muito comum em Irati e em toda a região.

Hoje, no município de Irati há duas leis que tratam sobre o tema, a do Código de Posturas (4.229/2016) e a Política Municipal de Gestão Animal (4.233/2016) - que de acordo com o artigo 21, incorre em infração gravíssima abandonar animais em qualquer via pública ou lugar privado. O valor da multa é de R$ 849,48. Contudo, não se vê aplicação efetiva em relação a essas legislações, que como outras, parece que foram criadas para viverem engavetadas.

É preciso agir, rápido e com mais responsabilidade em relação ao assunto. Não é mais possível que donos de animais, principalmente os de grande porte, continuem a passar sem punição. Até quando teremos que ver pessoas mortas e feridas em gravíssimos acidentes que podem ser evitados?

Nossas autoridades devem buscar responder isso para a população. A Polícia Rodoviária Federal vai acionar o Ministério Público. A Prefeitura vai disponibilizar a Guarda Municipal e mais uma vez licitar o serviço. O que não podemos é continuarmos aceitando esse problema.

É preciso agir, rápido e com mais responsabilidade em relação ao assunto. Não é mais possível que donos de animais, principalmente os de grande porte, continuem a passar sem punição.

 

 

 

capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Folha de Irati