EDITORIAL

Valorizar o que é nosso é um caminho a seguir

05 Dezembro 2017 15:18:13

A cultura da nossa região foi bastante valorizada neste final de semana. Diversos eventos marcaram a nossa identidade, como o Festival Nacional de Danças Ucranianas ocorrido em Rio Azul e a tradicional Festa do Pêssego, em Irati, a qual valorizou principalmente os nossos produtores.
Eventos como esses são fundamentais para que a população possa reconhecer os seus traços, as suas origens. Os municípios que têm investido em suas particularidades, como a cultura, a gastronomia, ou em aspectos turísticos, tem ganhado repercussão e investimentos interessantes, que tem ajudado a alavancar o desenvolvimento. Um exemplo é o vizinho município de Prudentópolis, que caminha para ser uma potência estadual no turismo, aproveitando suas belas paisagens naturais e manutenção das suas raízes pelo seu próprio povo. O resultado tem sido uma série de investimentos, que com o passar do tempo estão concretizando o que até então era apenas um sonho.
Rio Azul deu exemplo de hospitalidade e organização na noite de sábado. O município abrigou um grande festival, com a participação de grupos de diversos estados e dos países vizinhos, Paraguai e Argentina. O trabalho foi árduo, mas a repercussão foi bastante positiva, principalmente pela população, que teve a oportunidade de acompanhar de perto um belíssimo espetáculo de danças, que resgatou traços e características da cultura ucraniana, que é bastante marcante na nossa região, a qual conta com muitos descendentes de imigrantes. 
Irati também realizou um grande evento, levando muitas pessoas ao Parque Aquático – local bastante conhecido e visitado da cidade. Além do pêssego in natura, de ótima qualidade, os visitantes também encontraram uma variedade de compotas, sobremesas, sucos, entre outras, o que incentiva, mostra e valoriza o trabalho dos nossos pequenos produtores rurais, que caracterizam o nosso município.
Investir em cultura e lazer também é necessário. Identificar os seus traços e valorizá-los, com o passar do tempo, bom planejamento e perspectivas futuras, podem ajudar a alavancar, inclusive, a economia das pequenas cidades, como são as que integram a região Centro-Sul do Paraná. 
 

 

capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Folha de Irati