Coluna Política da edição 2339

15 Setembro 2017 14:41:36

Principais fatos políticos da semana

Nilton Pabis
coluna rossoni.jpg
Foto: Divulgação
Valdir Rossoni e o prefeito de Guamiranga, Ângelo Machado

Rossoni em Guamiranga 
O secretário chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, esteve em Guamiranga onde recebeu várias solicitações do prefeito Ângelo Machado. Na próxima terça-feira, Rossoni receberá o prefeito para dar andamento as solicitações. Dentre os pedidos estão recursos para pedra irregular, Saúde e Obras. Na visita, Rossoni entregou um micro-ônibus para Saúde.
 
Ratinho voltou
Até estranho dizer que o pré-candidato ao Governo do Estado, Ratinho Junior (PSD), voltou a Assembleia. Lá ele ficou muito pouco tempo uma vez que assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU), pasta responsável por viabilizar empréstimos para a execução de obras nos municípios, já no início da gestão. Ratinho volta a Alep para construir sua base de campanha para o Governo do Estado.   
 
Ortega na Sedu
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano está sob nova chefia. No lugar de Carlos Roberto Massa, Ratinho Junior, que volta para Assembleia Legislativa, assume o ex-diretor geral da Secretaria, João Carlos Ortega. O decreto foi assinado pelo governador Beto Richa e publicado no Diário Oficial de segunda-feira (12).
 
Arquivada a denúncia
A denúncia que foi armada contra a secretaria Danieli Cavalli (PSD) foi arquivada pela promotora Gabriela. Segunda “informações de cocheira” a denúncia foi de “fogo amigo”, mas saiu pela culatra. A promotora examinou o caso, ouviu testemunhas, mas não encontrou elementos que embasassem a ação. A informação é de que a secretária vai processar a autora da denúncia por calúnia.  
 
 
Ginásio de Esportes
O deputado federal, Sandro Alex, estará nas dependências da Unicentro trazendo a ordem de serviço para início das obras de um Ginásio de Esportes, no Campus Irati. A bandeira de Alex é a defesa da Universidade em Irati, e tem colocado emendas para que isso se concretize. Também a Biblioteca que lá está sendo construída é de autoria dele. O evento contará com a presença do reitor Aldo Nelson Bonna.
 
O cargo é do vice 
O prefeito Jorge Derbli cumpriu um compromisso de campanha, e destinou a Secretaria de Saúde ao comando do vice Amilton Kominitski. O vice-prefeito indicou Magali Camargo, que é moradora de Irati e funcionária há 36 anos do Estado na 4ª Regional de Saúde, mas em fase de aposentadoria. Derbli deixa claro que o cargo é de indicação do vice-prefeito e não do partido ao qual o vice pertence, o PSD. Kominitski se comprometeu em prestar expediente no setor para auxiliar os serviços.
 
Defesa na Câmara
Enquanto o prefeito Jorge define a questão, alguns vereadores como Ronildo Surek, Marcelo Rodrigues e Zeca Bodnar, defendiam a permanência de Agostinho Basso na pasta. Mas o que parece que os vereadores não perceberam, é que Agostinho saiu por iniciativa própria, alegando pressão. Na verdade, parece que os vereadores aproveitaram a presença de servidores da saúde aliados a Basso para jogar para a torcida.
 
A serviço
As atitudes do vereador Ronildo Surek, ex-secretário de Saúde da gestão Odilon, dão a entender que ele possa estar a serviço do ex-prefeito Burgath. O jogo feito na Câmara pelos vereadores acaba tentando fragilizar o prefeito, o que não deu certo. Na verdade, os vereadores pediram uma solução sem chance de acontecer, a volta de Agostinho. Se tentaram desgastar o prefeito, o tiro pode ter saído pela culatra, uma vez que Derbli manteve o posicionamento de entregar a Secretaria para Amilton.
 
Em Brasília
O prefeito de Imbituva, Bertoldo Rover, vai a Brasília nesta semana. Rover tem agenda extensa e vai buscar soluções para projetos de interesse de Imbituva. Na agenda, está visita aos deputados Evandro Roman e Sandro Alex.
 
De parabéns
Duas alunas da comunidade do Rio do Couro e do professor e vereador Hélio de Mello, farão parte da Seleção Paranaense de Voleibol. Gabriele Gravado Pedroso e Caroline RoesslerMaibuckGach, deverão se apresentar em Curitiba no dia 16. Mello tem feito trabalho incansável em prol do voleibol e revelando talentos do interior de Irati, mostrando que com o empenho necessário tudo é possível.
 
Arrogância e prepotência
O ex-presidente Lula, revestido de prepotência e arrogância, mais uma vez depois para o juiz Sergio Moro na lava jato em Curitiba. Como de costume negou tudo e agora jogou nas costas do Palocci. Enquanto ele apoiava Lula, era um elogiado, agora que comprova os podres do petista, tronou-se um ser desprezível. O caráter de Lula é assim, um mentiroso convicto. Na sua defesa Glisi e Requião.
 
Plateia 
Cerca de 30 funcionários da Secretaria de Saúde acompanharam a última sessão da Câmara de Irati. Todos vestindo camiseta preta. O ex-secretário Agostinho também acompanhou a sessão.
 
Nas entre linhas
O presidente Hélio de Mello, ao final da sessão da Câmara, contou quase que uma parábola para dar uma sugestão em relação à pressão existente na Saúde. “Dentro de uma disputa eleitoral, a escolha do vice é como se fosse a escolha de uma noiva, um casamento. Esse casamento não pode ser indicado goela abaixo, não é o padre que vai arranjar o casamento no confessionário, porém, quando os filhos estão sofrendo, tem uma palavra fácil e dolorida, divórcio. Fica a minha sugestão”. Qual a mensagem que Mello quis deixar?
 
109

Para comemorar o aniversário de São Mateus será confeccionado um bolo de 109 metros
 
Frase: “Quem não usa do poder que tem, é engolido por ele”
Junior Benato

 
Rápidas:
O prefeito Jorge Derbli exonerou o chefe de gabinete João Almeida Junior. João pode assumir outra pasta.
Marcelinho atribuiu ao vice Amilton Kominitski, a pressão para saída de Agostinho. O vereador Zequinha pediu vistas e de dois projetos foram permitidos. Faltava informação que ainda foi enviada para dar sequência aos projetos. 

Imagens

coluna rossoni.jpg
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação