CONFIDENCIAL

Coluna Política de terça-feira (14)

14 Novembro 2017 15:48:24

Nilton Pabis
coluna Benato.jpg
Foto: Reprodução/Facebook

Na Casa Civil 

O prefeito Junior Benato, de Inácio Martins, esteve na semana passada junto ao chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, e ao secretário de Justiça, Artagão Junior, buscando um equipamento de Raio X para o município. Depois de várias justificativas, Benato recebeu o sim. Mas o equipamento só vem no início do ano.

Vinho colonial

O deputado Evandro Roman está realizando agenda na região. Ele se reunirá, dentre outros, com produtores de vinho colonial do Pinho de Baixo e o prefeito Jorge Derbli, onde está proporcionando que participem em uma audiência pública, em Brasília, sobre o tema. A convite de Roman eles vão poder defender o sistema de produção do vinho colonial no Congresso Nacional ainda este ano. Toninho Zanlorenzi e Nene Cosmo estão entre os convidados.

Operação Castor

O Gaeco visitou nesta segunda-feira (13), pela manhã, o ex-prefeito de Rio Azul, Vicente Solda, em sua residência e empresas. Vicente está sendo investigado na operação Castor, por retirada de madeira numa fazenda do famoso “Bibinho” que tem várias propriedades em Rio Azul. A fazenda está sob bloqueio Judicial, e, portanto, a retirada não poderia ser realizada. Solda abriu as portas para o Gaeco, que cumpriu mandato de busca e apreensão de documentos. A notícia aquece os comentários dos botecos até porque ninguém sabe exatamente o que está acontecendo, mas não houve nenhuma prisão.

Convenção

O governador Beto Richa foi conduzido mais uma vez à presidência do PSDB. Já como governador, e agora como presidente, Richa terá muito peso dentro do partido, tanto na questão do desembarque ou não do PSDB em Brasília, como também na indicação do presidenciável do mesmo. Mas antes de tudo, ao assumir a liderança do PSDB estadual, Beto confirma sua pré-candidatura ao Senado em 2018. Com isso, o cenário é que Richa fique no governo até abril do próximo ano.

Pessutão na presidência

O ex-governador Orlando Pessuti (PMDB), assume a presidência do BRDE nesta terça-feira, dia 14, em Curitiba. A posse será na sede do banco, (Avenida João Gualberto, 570), a partir das 10h30. O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - controlado pelo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - se tornou um dos principais financiadores do setor produtivo e dos municípios do Estado. O Paraná injetou R$ 200 milhões no BRDE, recursos que se traduzem em empregos no estado.

Voltando para o Congresso
O chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, defendeu neste domingo (13), durante transmissão ao vivo pelo Facebook, que a reforma da Previdência em discussão no Congresso Nacional, deve começar pelos altos salários e não pelos menores. Para ele, o projeto de reforma enviado ao Congresso pelo presidente Michel Temer, não atinge as classes mais bem remuneradas. “É preciso começar de cima para baixo: deputados, juízes, senadores, promotores e militares. Temos que fazer uma escala onde os altos salários paguem mais para cobrir o rombo”, explicou. Este discurso já é de quem está se preparando para voltar para o Congresso. 


Para o próximo ano

O contrato da Prefeitura de Irati com a Agencia de Desenvolvimento ficou na gaveta, e vai ser retomado apenas no ano que vem. Anunciado em maio pelo prefeito Derbli, a parceria travou na falta de grana da Prefeitura. A parceria é firmada entre Prefeitura, Aciai e Câmara de Vereadores. O propósito do convênio seria o desenvolvimento de Irati.

Sindicalismo em crise?

O sindicalismo brasileiro se prepara para enfrentar tempos de penúria. Com a reforma trabalhista, o imposto sindical, que equivale a um dia de trabalho e hoje é descontado em folha, passará a ser voluntário. Mas os sindicatos buscam outras formas de compensação para não perderem milionária receita. As informações são da Folha de São Paulo.

De volta às origens

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, iniciou um movimento calculando de voltar às origens do PSDB. De olho no voto petista em um eventual segundo turno presidencial, sem a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Alckmin tem reforçado o discurso socialdemocrata e intensificado programas e obras direcionados a eleitores de baixa renda. A estratégia é desvincular seu nome de potenciais adversários mais identificados com a centro-direita, como Jair Bolsonaro (PSC-RJ), Henrique Meirelles (PSD-SP) e o próprio João Doria (PSDB-SP).

Volta às aulas

Aulas: atenção, pais e mães.  O ano letivo de 2018 começa no dia 19 de fevereiro para um milhão de alunos matriculados na rede estadual de ensino do Paraná. O primeiro semestre termina no dia 13 de julho, e as aulas do segundo semestre começam no dia 30 do mesmo mês, totalizando duas semanas de recesso para os estudantes. Os professores retornam nos dias 26 e 27 de julho para a Semana Pedagógica do 2º semestre. O último dia de aula será 19 de dezembro, uma quarta-feira.


Frase: “Crimes não são cometidos no céu ”
Sergio Moro

 
Rápidas: Os prefeitos da região da Amcespar foram agraciados pela família Schuck com um final de semana no Thermas Anila, em Francisco Beltrão. O que será que foi o tema central da conversa?

Imagens

coluna Benato.jpg
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Folha de Irati