CONFIDENCIAL

Coluna Política desta quarta-feira (11)

11 Outubro 2017 16:13:35

Nilton Pabis
Foto Politica Ratinho .jpg
Foto: Assessoria

Foto Politica Patrola .jpgQuando se trabalha 

A entrega das duas motoniveladoras (patrolas) que foram compradas com recursos extornados pela Câmara de Vereadores de Irati serão entregues nos próximos dias. A entrega técnica já ocorreu permitindo que as máquinas vão para o trecho. Inicialmente elas vão trabalhar no interior do município onde a demanda é maior. Grande atuação da Câmara encabeçada pelo presidente Helio de Mello. De outro lado o prefeito Jorge Derbli, dando mostra que quando se trabalha as coisas acontecem.

Ratinho em Irati 

O PSD irá realizar em Irati no dia 9 de novembro, um encontro suprapartidário com a presença do pré-candidato ao governo do Estado, Ratinho Junior. O evento tem a pretensão de discutir ideias para formar uma nova plataforma de governo visto as eleições de 2018. A iniciativa tem o cunho de trazer lideranças de toda a região. Ainda que agora Ratinho está despontando nas pesquisas em todo o Paraná.

Irati a São Mateus

Os técnicos do DER-PR estão a “todo vapor” revisando o projeto para a pavimentação dos 47,7 quilômetros da PR-364 entre Irati e São Mateus do Sul. A estimativa é que o contrato entre Governo do Estado e BID, seja assinado ainda neste mês para então iniciar a licitação. Já as obras devem começar no primeiro semestre do ano que vem. Antes desta revisão, o projeto estava orçado em R$ 140 milhões.

Meta 4

A 3ª Vara da Fazenda Pública concedeu liminar determinando que universidades estaduais forneçam, no prazo de 15 dias, dados das folhas de pagamento das instituições. O objetivo é para que sejam inseridos no sistema de gestão de pessoal do Governo do Estado (RH-Paraná - Meta4). Já havia uma decisão nesse sentido do TCE, para que de fato as universidades tenham o dever e a obrigação de prestar contas do uso do dinheiro público. Afinal, o momento exige transparência. A decisão abrange a Unicentro. “A população quer saber onde são investidos os recursos dos seus impostos” disse Beto Richa ao defender o Meta 4.


Meu país

O movimento “O Sul é o meu País” teve boa repercussão. Cerca de 700 pessoas compareceram na urna em Irati. Destes 681 optaram pela separação dos estados. Isso é uma pequena mostra, mas do traço do descontentamento em que a população vive em relação crise política aliada com a econômica. Os estados do sul são grandes geradores de riquezas e mal recompensados pelo tanto que geram para o Brasil. O movimento começa a se fortalecer.

Codeir

Com o objetivo de mobilizar a sociedade civil organizada para ser protagonista na gestão, idealizando uma cidade planejada com vista para um futuro promissor, a Aciai está promovendo uma palestra, na quarta-feira (11), com Marcia Santin, no intuito de dar os primeiros passos na forma de implantar o CODEIR (Conselho de Desenvolvimento de Irati). Este conselho é um instrumento que fez cidades como Maringá se desenvolverem de forma solida.

Adiado

Os autores do ofício que pedia a anulação da sessão de julgamento de Wilson Karas, Rogerio Kuhn e Zequinha Bodnar, ambos do PV, retiraram de pauta o requerimento momentaneamente, alegando ser realizado ajustes no documento para melhor amparação na base legal. Segundo Kuhn, o requerimento deverá ser apresentado na próxima semana.

 681

Esse foi o número de pessoas que optaram pela separação dos estados do sul do restante do Brasil.

Modus Operanti

Em Fernandes Pinheiro, o “modus operante” já está em funcionamento. Como o seu marido e ex-prefeito, Ney Schuck, a prefeita Cleonice já se afastou da Prefeitura pela segunda vez, em menos de um ano de mandato. Isso já se falava nos bastidores que seria uma rotina e agora os cidadãos estão comprovando. Isso é claro que atrapalha o caminho das “Coisa Públicas”.  

IML 

paulik coluna.jpgO deputado Marcio Paulik (PDT) colocou no orçamento para desde a criação do IML de Irati e Telêmaco Borba. Com a criação destas duas unidades, desafogaria o IML de Ponta Grossa que hoje atende estas regiões, tal como o chamamento de concursados para atuar no respectivo setor. Numa atuação com o governador Beto Richa e com o secretario Mesquita, Paulik conseguiu a início do chamamento de mais profissionais concursados.

“Tem gente que realmente nasceu para o esporte. É o caso de Carlos Artur Nuzman, que começou no vôlei e terminou no Xadrez”.

Milton Neves

Rápidas

O PV, através de seu presidente Valter Trevisan, emitiu uma nota de repúdio referente ao trâmite do processo da sessão de julgamento de Wilson Karas, na Câmara. O repúdio é referente a Karas ter votado no processo. 

O governador traz seu governo na quarta para Guarapuava. Os prefeitos da Amcespar deverão estar lá.

Os políticos de plantão precisam aprender que nos discursos em eventos e outras ocasiões, fala-se do evento ou homenageado e não de si. #ficaadica. 

 

Imagens

Foto Politica Ratinho .jpg
Foto Politica Patrola .jpg
paulik coluna.jpg
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Folha de Irati