INICIATIVA

Com apoio da comunidade, Leandre lança a Universidade da Criança

19 Setembro 2017 15:35:42

O projeto objetiva levar para as pessoas conhecimento sobre a primeira infância

Kelly Ramos
IMG_1089.JPG
Foto: Arnaldo Maciel
Leandre afirmou que ficou emocionada com o número de pessoas presentes no evento

A deputada federal Leandre Dal Ponte (PV) esteve em Irati na noite de sexta-feira (15), onde em um evento realizado no Park Dance, lançou o projeto Universidade da Criança. Com a casa cheia, os participantes acompanharam a apresentação do filme “O Começo da Vida” e na sequência uma palestra com a parlamentar.

O Projeto Universidade da Criança é uma iniciativa do mandato da deputada federal, que quer sensibilizar a sociedade civil sobre a aplicação da Lei 13.257/16, que cria o Marco Legal da Primeira Infância. “A ciência já descobriu que 70% do cérebro da criança se desenvolve até os dois anos de idade, o que engloba o caráter e personalidade que se formam para a vida inteira. Este momento é muito importante, então é fundamental investir em políticas públicas, para o desenvolvimento integral das crianças”, relatou Leandre.

A proposta do evento ocorrido em Irati foi além de conscientizar os participantes da importância da atenção à primeira infância, mobilizar a sociedade para se juntar ao grupo gestor do projeto, que em Irati é coordenado pelos professores Ricardo Cabral Penteado e João Victor Musial, com a participação do vereador, Rogério Luis Kuhn (PV).

Segundo Leandre, o projeto tem como objetivo levar para as pessoas conhecimento sobre o que a ciência já descobriu sobre a primeira infância. “É difícil você cobrar algo de uma pessoa que ela não sabe. Precisamos mudar essa cultura do cuidado, porque cuidar de uma criança não é só protegê-la do perigo de se machucar, mas é dar oportunidade para que tenha um desenvolvimento pleno”, explicou.

A deputada afirmou que ficou emocionada com o número de pessoas presentes no evento. De acordo com ela uma das principais dificuldades é fazer com que a sociedade se engaje na causa, entendendo que o problema não é apenas do governo. “Queremos construir uma nova história para Irati, combatendo a desigualdade e a pobreza. A criança que negligenciamos hoje será o futuro aluno, funcionário, profissional. Mas, também pode ser o bandido que vai tirar tua vida, que levará seu filho à marginalidade, por isso a sociedade tem que participar para darmos uma oportunidade diferente a elas”, completou.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, esteve presente no lançamento do Universidade da Criança e ressaltou que com a união de todos o projeto será um sucesso. “O Executivo fará tudo o que é possível para que essa iniciativa aconteça”, destacou. Também participaram os vereadores Zequinha Bodnar e Soldado Elias, além de Rogério Kuhn.

MARCO LEGAL

O Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016) dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância e altera aspectos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990); do Código de Processo Penal (Lei 3.689/1941); da CLT (decreto-lei 5.452/1943); da Lei 11.770/2008 (programa Empresa Cidadã, destinado à prorrogação de licença-maternidade mediante incentivo fiscal) e da Lei 12.662/2012, que assegura validade nacional à Declaração de Nascido Vivo (DNV).

“O Marco Legal da Primeira Infância é a legislação mais avançada do mundo para garantir o desenvolvimento integral das crianças. E o projeto que estamos trazendo para Irati tem ações integradas e intersetoriais. É um projeto de voluntários, que terão acesso ao conhecimento descoberto sobre a capacidade do desenvolvimento do cérebro da criança”, explicou a deputada. 

 

 

Imagens

IMG_1089.JPG
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação