POLÍTICA

Confidencial de terça-feira (20)

20 Fevereiro 2018 14:55:27

Nilton Pabis
coluna derbli.jpeg
Foto: Divulgação

REVITALIZAÇÃO 
O presidente da Aciai, Oscar Muchau, se reuniu com o prefeito Jorge Derbli para discutir um projeto para revitalização do centro da cidade. O projeto está aliado a uma proposta de emenda do deputado Evandro Roman para melhorias em trechos da rua XV de Novembro, Munhoz da Rocha, e Cel. Emilio Gomes, no quadrilátero central. Em nome do deputado, o assessor Mauricio Panka explicou o trâmite e a importância de se adiantar o projeto para a conquista do recurso. “Se tem esta possibilidade, vamos correr atrás”, disse o prefeito Derbli.
 
DOBRADA 
As ações em conjuntas do secretário Michele Caputo com a deputada Leandre, e agora com o anúncio de sua pré-candidatura, podemos perceber que teremos uma dobrada na região. Na última visita, estiveram no Erasto, Anapci, e em reunião na Rede Feminina de Combate ao Câncer, além da Clínica Renal de Irati.
       
ALERTA
O Governo do Estado através do chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, alerta aos prefeitos que agilizem a documentação para o repasse de obras e repasses dos municípios. O governo do estado está num bom momento e os municípios tem de ter certidão e projeto para desfrutar. O governo Beto Richa tem suprido nos municípios a parte que antes cabia ao governo federal no repasse de recursos.
 
RATINHO EM IRATI
Está agendado previamente um encontro com o pré-candidato ao governo do estado Ratinho Junior (PSD) para Irati. A data que ainda não está confirmada é 13 de abril. O encontro que visa recolher subsídios para construção de plano de governo estava marcado para 2017, mas foi transferido para 2018. O encontro tem cunho regional.
 
 
AJUTÓRIO
Para readequar o solário da delegacia pública de Irati, delegados do DEPEN, que é o departamento que cuida dos presos, está pedindo ajuda nas empresa para realizar a obra. Isso teoricamente é dever do estado que mais uma vez acaba recaindo sobre o cidadão. Mas é importante para a comunidade ajudar, o que não isenta aos políticos de plantão de fazer a sua parte.
 
PSC COM RATINHO
Na sexta-feira, 16, em nota à imprensa, o PSC reiterou o "integral apoio a pré-candidatura de Ratinho Junior ao Governo do Estado". "O PSC através de todas as suas lideranças estaduais, trabalhará para garantir a vitória da pré-candidatura de Ratinho Júnior, ao Governo do Estado e dessa forma, restituir à sociedade um governo com a independência e transparência exigidas pelo povo do Paraná", diz a nota.
 
 
INVESTIMENTOS
O Paraná não só venceu a crise como também está se destacando no cenário nacional no volume de investimentos. Segundo dados de levantamento feito pela Secretaria da Fazenda mostram que o Paraná foi o segundo Estado que mais investiu no exercício de 2017, atrás somente de São Paulo.

INVESTIMENTOS II
Ao todo, o Paraná investiu R$ 6,78 bilhões em 2017, o que representa um crescimento de 17,3% na comparação com o exercício anterior. Esse valor inclui recursos aplicados pelos três poderes e pelas empresas estatais. São Paulo empenhou, em 2017, R$ 12,85 bilhões para investimentos, ou 8,5% de sua Receita Corrente Líquida.
 
CANDIDATO
O vereador Marcelo Rodrigues (PP) informou a este colunista que foi sondado para ser candidato a deputado estadual pela legenda. Marcelo declinou do convite uma vez que já tem compromisso de apoiar Marcello Richa que deve ser candidato a deputado estadual. A ideia do PP é ter uma candidatura a estadual da região o que facilita os votos para estadual. Sem a mínima pretensão de eleger alguém, mas sim de pegar carona para entrar na região. O convite agora deve mudar de endereço: O alvo agora é Ronaldão.
 
NOVO MARCO
Inácio Martins já vive um novo marco na sua história que pode ser definida entre dois pontos. O primeiro antes do asfalto que ligava a Irati. Agora com o asfalto que liga a BR 277 na localidade do Guara. A cidade que antes era vista como “ponto final” agora será vista com outros olhos, os do desenvolvimento. A inauguração será no próximo dia 22 as 16 horas no trevo de acesso na localidade do Guara.
 
COMEMORA
O presidente da Amcespar e prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, comemora o termino da obra. Embora este último trecho da obra tenha sido executado praticamente todo no município de Guarapuava, ele liga duas regiões importantes para o estado. Benato agradece ao Governador Beto Richa por ter olhado com carinho para a região ter finalizado com o último trecho do asfalto.
 
 
 
 
22: Data da inauguração do trecho da PR-364 que Liga Inácio a Guarapuava.
 
Aspas: “Políticos tem muitos, mas homens de moral e caráter são poucos.”
Cícero Braz

Imagens

coluna derbli.jpeg
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação