POLÍTICA

Confidencial de terça-feira (27)

27 Fevereiro 2018 14:51:00

Acompanhe os principais fatos políticos da região

Nilton Pabis
Foto Politica Beto e Junior.JPG
Foto: Vinicius Batista

Discurso afinado 

O prefeito Junior Benato veio de Brasília para inauguração do último trecho da PR-364 com o discurso afinado. O tom foi o reconhecimento pelo desempenho do Paraná, que se destaca de outros estados da nação. Benato testemunhou no discurso a importância que o governo Beto Richa tem sido para os municípios, suprindo na maioria das vezes o papel do governo federal. Beto gostou do testemunho.
 
Passou batido

O governador Beto Richa “passou batido” sobre as críticas e da oposição sob as suspeitas levantadas pela Operação Integração, da Lava Jato, sobre propinas para favorecimento de Concessionária Econorte. Demitiu os acusados, mandou que se instaurassem auditorias e manteve a pauta. “A agenda do governo é clara, límpida e não pode se submeter às injunções de inquéritos que investigam pessoas”, disse. Em entrevista o MP que apura o caso esclareceu que o governador não é alvo das investigações.
 
O que afeta

Mas a pergunta é o que isso tudo pode afetar a decisão do governador em sair ou não do governo para disputar uma vaga ao Senado. A decisão deve acontecer nos próximos dias uma vez que ele tem de sair até início de abril. Várias teses são levantadas, por cientistas políticos de botequim, do que que seria mais pratica e conveniente a ele, mas a decisão deve acontecer mais próximo ao final do mês. Tudo o que se falar até então será apenas especulação.   
 
Airton no Sindicato

O empresário e advogado Airton Trento vai assumir nesta semana o Sindicato Patronal do Comercio Varejista de Irati, que até então era dirigido por Rogerio Vosnika. A ata de posse será assinada nesta terça às 9h, no Senac. É um grande desafio o movimento sindicalista neste momento onde a desobrigação da contribuição afeta tanto o sistema patronal quanto o dos empregados. Boa sorte a nova direção.
 
Saúde X Câmara

Na semana passada gerou-se uma polêmica entre a Câmara e o setor de Saúde de Irati. O tema se deu devido a uma alteração do orçamento devido a uma exigência legal que normatiza o gasto da saúde. Como é alteração tem de passar pela câmara. Mas o processo que devia ser urgente está tramitando de forma normal dentro da Câmara.
 
Urgência

A secretária Magali Camargo necessita da urgência do projeto para dar sequências aos tramites administrativos. Já o presidente da Câmara, Hélio de Mello, disse que está obedecendo o tramite e o projeto não entrou na casa com pedido de urgência. E agora quem tem a razão? O que sabemos é que sem o projeto as compras de remédio por exemplo ficam comprometidas.
 
Canja de galinha

O fato gerou desgaste entre o setor da saúde e o legislativo, ainda depois da entrevista concedida pela secretaria Magali em blog local, que apimentou o caso. O que faltou na verdade foi política de boa vizinhança que como Canja de Galinha, não faz mal a ninguém. Ainda para frisar o acontecido, eu já vi isso acontecer em outras administrações que vieram a fracassar. Com a palavra agora o presidente Helio que pode ou não agilizar o processo.
 
Em Brasília

O prefeito de Rio Azul, Rodrigo Solda, esteve na semana passada em Brasília buscando recursos para o município. O Motivo foi cuidar pessoalmente de projetos que estão na capital federal e precisam de urgência nos tramites para que possam ser executados ainda dentro dos prazos devido ao calendário eleitoral. Solda tem visitado todos os deputados que tiveram votos em Rio Azul para que coloquem emenda para o município.
 
Endividamento
O deputado Evandro Roman (PSD-PR) foi escolhido na terça-feira, 20, como o relator-geral da Comissão Externa de Endividamento Agrícola criada pela Câmara dos Deputados para investigar as causas do endividamento agrícola. Roman adianta que a prioridade da comissão “é fazer um diagnóstico para avaliar a causa e o tamanho da dívida dos agricultores, além de analisar propostas que controlem a importação dos produtos”. O colegiado vai tratar também do alto custo dos financiamentos e da bitributação previdenciária incidente sobre a folha de pagamento dos funcionários.
 
R$ 8 bi: Este é o valor previsto de investimento no Paraná para 2018 segundo o governador Beto Richa
 
Aspas: “Enquanto temos que ir de pires na mão pedir ao governo federal o governo Beto Richa nos chama para repasses de recursos.”
Junior Benato

Rápidas:
Helton Fillus é o novo presidente eleito do SISMI (Sindicato dos Servidores Municipais de Irati). A eleição foi realizada no dia 16,onde foi eleita a chapa “Em Defesa dos Funcionários”, e como vice, Antônio Sidnei Martins.
O deputado Aliel Machado trocou A REDE pelo PSB.
No próximo dia 28 o governo lança o programa Escola Conectada.

Imagens

Foto Politica Beto e Junior.JPG
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação