Confidencial edição 2299, 19 de abril de 2017

19 Abril 2017 14:32:57

Nilton Pabis
coluna.JPG
Foto: Nilton Pabis
Centro de eventos 
O prefeito Jorge Derbli recebeu o secretário de Infraestrutura e Logística, Pepe Richa, na tarde da segunda (17). Além de discutir assuntos ligados a pavimentação de Irati a São Mateus, Derbli apresentou o projeto para a construção de um centro de eventos no CT Willy Laars. A ideia é transformar novamente o rodeio de Irati no maior do Paraná. Para isso, precisa reestruturar o espaço que passa pela construção do centro de eventos que abrigará os bailes e outros eventos. Derbli esta buscando o apoio de Pepe para solucionar recursos para construir um centro de eventos. 
 
Audiência pública
O governo Beto Richa colocou como prioridade a pavimentação da PR 364. Para isso, tem cumprido todos os passos impostos pelo BID (Bando Internacional de Desenvolvimento), para que o trâmite ganhe celeridade. No dia 3 de maio haverá uma audiência pública para finalizar o processo, e segundo informações, ainda no mês de maio Beto Richa pode lançar o edital para a pavimentação da estrada. 
 
Repaginando
Alguns prefeitos estão repaginando suas administrações. Primeiro foi o prefeito de Rebouças que teve que trocar a secretária de saúde. Agora é o prefeito Lula Thomaz de Teixeira Soares que pretende mudar o gestor da Saúde. Quem deve assumir a secretaria é Amauri Klossovski que foi o secretário de Saúde na gestão Oziel Neivert. Amauri já conhece o caminho das pedras o que lhe favorece o trabalho. 
 
Sala de atendimento
O vereador Marcelo Rodrigues sugeriu na última sessão da Câmara que o prefeito Jorge destine uma sala específica para que o vice prefeito Amilton Kominntski dê atendimento na prefeitura. Marcelinho citou que Amilton tem ido na prefeitura bem de manhazinha, mas que sua experiência é importante que esteja durante todo o expediente na prefeitura, para auxiliar na administração. 
 
Pontes
Coisas incríveis acontecem em Rio Azul. A administração do prefeito Rodrigo Solda tem questionado a construção de algumas pontes que foram construídas sem sentido. São pontes que custam no mínimo R$ 150 mil cada e foram destinadas em rios que não tem volume de agua o suficiente para justificar a obra. São mais de três pontes onde o dinheiro foi totalmente desperdiçado. 
 
Álvaro na frente
Se depender do Paraná, o senador Álvaro Dias (PV) será o próximo presidente da República em 2018. Álvaro lidera levantamento do Instituto Paraná Pesquisas com 31,7%, seguido de Lula (PT) com 16,2%, Jair Bolsonaro (PSC) com 13,1%, João Doria (PSDB) e Marina Silva (Rede) com 9,4%, Ciro Gomes (PDT) com 4% e Michel Temer (PMDB) com 3,5%). Quando muda o cenário, trocando João Doria por Alckmin, a mudança fica na dentro da margem de erro.  
 
Sistema de contrapartida
Marcelo Odebrecht criou sistema de "contrapartida" para se certificar de que seu principal interlocutor no PT antes de 2011, Antônio Palocci, falava de fato em nome de Lula. Ele pedia ao pai, Emílio, para informar a Lula sobre propinas já pagas ao PT, totalizações e valores que só a Odebrecht tinha. Em 2010 pediu que o pai informasse a Lula sobre o total ao PT: R$ 200 milhões. Palocci mencionou o valor numa conversa posterior; era a prova de que seu interlocutor falava em nome de Lula. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
 
Bomba relógio
A secretária de Meio Ambiente, Magda Mattos, esteve na sessão da Câmara onde discorreu sobre a sua secretaria. Além de informar que a prefeitura tem uma bomba relógio, no que se refere ao aterro sanitário, deixou uma boa perspectiva. Magda informou que a prefeitura pretende assumir novamente com estrutura própria a coleta de lixo. A ideia é anexar carretinhas atrás dos caminhões compactadores e fazer as duas coletas - reciclável e orgânica numa única vez. 
 
 
100 anos
O prefeito Lula Thomaz está a todo vapor organizando a festa dos 100 anos do município. Vários shows estão sendo programados.
 
 
 "Política é como a salsicha. Não se sabe o que tem dentro".
José Simão -  humorista
 
Curtas:
Os projetos da Família Paranaense estão a todo vapor. Na nossa região Rebouças beneficiará (54 famílias),Prudentópolis (83 famílias), Imbituva (196 famílias). A previsão é que a Cohapar faça a licitação para as obras em junho.
O deputado Hussem Bakri (PSD) esteve na noite de ontem com o núcleo duro do PSD Iratiense. Após reunião com o setor de segurança. 
Bakri busca a proximidade com Derbli para ser indicado como um dos deputados da cidade. Mas isso ainda não aconteceu. Artagão e Curi estão na frente.  
Com o partido fortemente atingido pela lista de Fachin e as delações de executivos da Odebrecht, deputados do PMDB começam a articular a saída da legenda. 
Vice-presidente nacional do PMDB, o deputado João Arruda (PR) admitiu que está conversando com o PDT. Segundo ele, o PMDB não tem projeto de continuidade. 
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Folha de Irati