FORTALECIMENTO

Agricultores da região participam de programa Empreendedor Rural

25 Novembro 2016 17:18:25

Ação busca estimular os produtores a otimizar seus recursos e ampliar eficiência do trabalho no campo

Adriana Souza
WhatsApp Image 2016-11-24 at 16.08.58.jpeg
Foto: Arquivo pessoal
O projeto do Gustavo de União da Vitória está na final

Fomentar o desenvolvimento social, econômico e rural, esse é o objetivo do Programa Empreendedor Rural. A iniciativa é desenvolvida a partir de treinamentos do Senar que são realizados em parceria com os Sindicatos Patronais. 
No próximo dia 2 de dezembro, ocorre na Expotrade Pinhais, a premiação do Programa Empreendedor Rural 2016.Dez projetos desenvolvidos foram selecionados finalistas, entre eles, dois são desenvolvidos em municípios da regional de Irati, como conta a instrutora do Senar, Caren Kelli Jenczmionki.

"São projetos bastante distintos os dois classificados. Um deles envolve uma leiteria e o bem-estar animal, o outro é com relação a irrigação de alimentos. Todos os alunos desenvolvem projetos e esses foram selecionados entre os da regional, e depois em outra seleção entre 88 projetos que ocorrem no estado do Paraná", comenta Caren.

Ela conta que o evento em Pinhais irá selecionar os três melhores projetos do Paraná. "Para eles será oferecido uma viagem técnica internacional, o país ainda será definido, em 2015 a viagem foi para o Uruguai", relata Caren.

O Programa Empreendedor Rural é desenvolvido desde no ano de 2003. "Ele pode ser aplicado tanto na área de gestão da propriedade quanto de desenvolvimento humano. Porém, o mais importante é que o produtor inicialmente faz um diagnóstico da sua propriedade através desse projeto, então ele observa se está tendo ou não lucratividade nas atividades que trabalha", comenta a instrutora. 

Há 14 anos promovido pelo SENAR-PR, em parceria com o Sebrae-PR e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), o PER já permitiu que milhares de produtores transformassem seus projetos, desenvolvidos ao longo do curso, em negócios rentáveis. 

COMO PARTICIPAR
O Programa Empreendedor Rural trabalha a gestão da propriedade rural como um todo. Ele ensina a calcular custos do processo produtivo e a elaborar projetos para que os produtores rurais administrem suas propriedades com maior eficiência.
"Para participar do programa é preciso ser produtor rural ou participar de alguma atividade rural. As ações são voltadas para o desenvolvimento do campo através de conteúdos que envolvem desde economia, gestão de propriedade, legislação ambiental e trabalhista, enfim, todas as áreas que apresentam demandas ao produtor rural", explica Caren. 
Quem tiver interesse em participar do Programa Empreendedor Rural deve procurar o Sindicato Patronal na sua cidade ou o Senar, que na região Centro-Sul fica em Irati.

PROJETOS CLASSIFICADOS
Dos municípios da regional de Irati foram selecionados dois projetos. Em Paula Freitas, desenvolvido por Hezion Eduardo Naiverth, o projeto "Otimização da produção de alimentos através do investimento em um sistema móvel de irrigação e benfeitorias". E em União da Vitória, o projeto "Investimento em benfeitorias da leiteira visando o bem-estar animal e qualidade de vida da família", que é executado por Gustavo Freyhardt. 

 

<IMAGEM VALUE=|Q:\EDICOES\2264\WHATSAPP IMAGE 2016-11-24 AT 16.08.58.JPEG|i||0>

 

capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação