FRUTICULTURA

Cultivo de morango em estufas gera oportunidade de produção prolongada

19 Maio 2017 15:17:13

As mudas da variedade albion são importadas do Chile

Vinícius Batista
morango.jpg
Foto: Arquivo pessoal
Variedade albion possui frutos mais resistentes e excelente sabor

A cultura do morango vem crescendo na região, principalmente em Irati. Vários avanços nas técnicas de manejo e produção da fruta fizeram com que mais produtores aderissem ao cultivo da fruta. A variedade albion, cultivado em estufas, se destaca entre os produtores pela possibilidade de colheita em grande parte do ano.
Segundo Adriana Koltun, produtora do morango albion em Irati, a resistência e a produtividade mais longa desta variedade faz com que ela se destaque, "No primeiro ano de produção a colheita foi de 800 gramas a 1 kg por planta, já no segundo ano a colheita variou de 1 kg a 1kg e 200 gramas", conta. 
Mas, também há alguns pontos negativos, como a dificuldade de localizar assistência técnica, de encontrar as mudas que são importadas do Chile e também substratos e fertilizantes, a compra deve ser feita em Curitiba ou, somente em Santa Catarina.
Antonio Sidney Martins, engenheiro agrônomo, responsável pela área de fruticultura da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento de Irati, comenta que a variedade necessita de cuidados com a irrigação e manutenção da planta, "A planta necessita de uma solução nutritiva, boa adubação e cuidados com as pragas", explica.
São sete produtores em Irati de diversas variedades da cultura do morango. A produção anual é de aproximadamente 30 toneladas, com um plantio de cerca de 30 mil mudas anualmente, segundo dados da Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento.
A variedade albion possui grande qualidade de fruto. Devido a planta ser de dias neutros, a produtividade é maior em relação a variedades de dias curtos, conhecida como cultivar, esta é própria para consumo "in natura", origem da Califórnia, arquitetura desta planta é mais aberta, facilitando a colheita, já que pode ser colhida em pé. Produção com poucos picos e melhor sabor comparado com as outras variedades de dia neutro, segundo informações do portal da Embrapa.

IRRIGAÇÃO

O plantio do morango albion é realizado em estufas, dentro de sacos plásticos suspensos, no sistema semi-hidropônico, a irrigação é feita através de canos de gotejamento que gera economia de água, energia e mão-de-obra, também permite automatização, este sistema aplica água diretamente na região das raízes. A irrigação é realizada diariamente. Dependendo da umidade, em dias chuvosos, é reduzida a quantidade de água, evitando o excesso de água que pode ocorrer no processo convencional de plantio do morango, através das chuvas.
 

 

 

 

 

 

 

 

capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação