VALORIZAÇÃO

Emater enaltece trabalho de extensionistas rurais

09 Dezembro 2016 16:40:22

Comemoração também é alusiva aos 60 anos de atuação da entidade comemorado em 2016

Adriana Souza
IMG_2440.JPG
Foto: Arnaldo Maciel
Foco do evento foi na saúde dos trabalhadores que integram a Emater de Irati e região

Na quarta-feira (6) foi comemorado o dia nacional do extensionista rural, em homenagem a esses profissionais, a Emater realizou um evento focado na promoção da saúde dos seus colaboradores. A ação ocorreu em parceria com o Sindicato de Funcionários da Emater (AFA).

Ao todo, estiveram presentes 36 profissionais da extensão rural de nove municípios da região centro-sul.  O gerente regional da Emater em Irati, Amilcar Afonso Marques, comenta que o evento teve como tema: "saúde um bem maior".

"Durante todo o dia buscamos oferecer um cardápio mais saudável. Todas as palestras tiveram o foco na promoção da saúde desses trabalhadores. Além das palestras, houve também a presença do diácono Natalino", conta Marques.

Um dos pontos altos do encontro foi a homenagem aos profissionais que atuam há mais de 30 anos na Emater. "Ao todo, 13 pessoas receberam a homenagem pelo trabalho realizado durante todos esses anos", relata.

O presidente da AFA, Osvaldir Nunes Pereira, ressalta que é essencial a valorização dos profissionais. "Pois, são eles que garantem no dia a dia todos esses resultados. A Emater tem um papel muito importante de desenvolvimento no campo, e isso é visível na nossa região", frisa Pereira. 

EXTENSÃO RURAL
O dia 6 de dezembro foi escolhido porque, em 1948, foi criada a primeira instituição de extensão rural no Brasil, a Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar), hoje Emater de Minas Gerais.
A assistência técnica e a extensão rural começaram, no Paraná, há 60 anos e o trabalho só foi possível ser realizado com a presença dos técnicos extensionistas, que estão presentes em todos os 399 municípios. Ao longo deste período foram mais de 7.000 mil profissionais da Emater dedicados ao desenvolvimento rural do Paraná.

O extensionista executa políticas públicas, orienta os agricultores, articula e coordena o Plano Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural.
São divididos em duas categorias: rurais e sociais. No rural, são engenheiros agrônomos, engenheiros florestais, engenheiros de pesca, engenheiro de alimentos, engenheiro de segurança do trabalho, médicos veterinários, zootecnistas, biólogos e técnicos agropecuários. Os extensionistas sociais têm formações em economia doméstica, sociologia e assistência social.

PROFISSIONAIS HOMENAGEADOS
Confira a lista dos profissionais homenageados da região de Irati que atuam há mais de 30 anos na Emater:
Augustinho Bernaz
Clarisvaldo Antunelli
Gabriel Michalovicz
Iracema Aparecida Martins Sar
José Elias Dombroski
José Miguel Auer
Lucia Wisniewski
Maria Margarete Szinvelski
Martinho Rickli Junior
Nely Clementina Chiquetto
Reinaldo Tadeu de Oliveira Rocha
Santa Maria Tokarski Fachini 
Sonia Antunelli

 

capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação