AGRICULTURA

Governo compra máquinas para adequar estradas rurais em áreas carentes

16 Setembro 2016 16:16:54

Amcespar e consórcio devem se reunir para elaboração dos projetos nos municípios da região

DHIEGO TCHMOLO e AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
_RIA0511.JPG
Foto: Ricardo Almeida / ANPr
Governo do Estado do Paraná adquiri máquinas para montagem de 9 equipes para o programa Patrulha Rural

O Governo do Paraná investiu R$ 24 milhões na compra de 9 conjuntos de máquinas que farão os serviços de adequação de estradas rurais em 50 municípios atendidos pelo Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial: Renda e Cidadania (Pró-Rural). O programa atende municípios de áreas carentes do Estado, com financiamento do Banco Mundial, e visa reduzir as desigualdades regionais do Paraná.
As máquinas estão na Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) em Curitiba. Cada patrulha inclui equipamentos como escavadeira, trator de esteira, rolo compactador, motoniveladora, caminhão comboio, carreta para transporte do maquinário e quatro caminhões basculantes.

Após a assinatura do termo de cessão entre governo estadual e consórcios intermunicipais as máquinas serão encaminhadas ao campo. As obras de adequação das estradas rurais serão elaboradas para se integrarem com as técnicas de conservação de solos e água nas propriedades.

A meta é adequar um total de 30 quilômetros de estradas rurais por ano, por consórcio. Foram constituídos oito consórcios para atender os municípios, de forma permanente, uma vez que as máquinas são de propriedade do Governo do Estado. Conforme acordo de empréstimo firmado com o Banco Mundial, o programa Pró-Rural vai atender os municípios da área Central do Estado e do Vale do Ribeira.
Após a formalização dos convênios com oito consórcios deverão ser definidos com a comunidade os trechos de estradas a serem trabalhadas, com referendo dos Conselhos Municipais. Também deverão ser feitas audiências públicas com os proprietários de áreas lindeiras da estrada para aprovação do projeto, em conformidade com o fluxo estabelecido no Manual Operativo do Pró-Rural.

Entre os consórcios que foram selecionados pelo Pró-Rural está o Conder, que atende os municípios de Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares.

AMCESPAR
O maquinário atenderá aos municípios da Amcespar e, segundo o chefe regional da Secretaria de Estado e Abastecimento (SEAB), Igor Zampier. "Todos os municípios terão benefícios, a gestão é do próprio consórcio (Conder). As máquinas são cedidas e eles vão contratar os operadores, locação, sorteio, enquanto o Estado fica com o planejamento, execução de obras com a Codapar, além da fiscalização".
Igor aponta que os trabalhos devem começar, após o levantamento dos custos que deverá ocorrer ainda neste mês, até a metade de outubro. "Como é transição de governos, com as eleições, ninguém vai conseguir executar. Terça-feira (20) vamos sentar com o Conder e fazer o Plano Operativo Anual. Precisamos ver quanto vai consumir, qual trecho será adequado, para prever nas receitas das Prefeituras para o ano que vem".

O apoio do Estado, explica Igor, vai além da aquisição e cessão das máquinas aos consórcios: valores para administração e o seguro serão pagos pelo Governo do Paraná. "O ganho de execução de obras é muito grande, e o Estado também vai estar oferecendo o treinamento para os operadores, dentro de projetos de construção de estradas. Não é só uma passada de máquina: é algo bem executado, para que dure mais tempo".


 

capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação