PRODUTIVIDADE

Mostra tecnológica reúne agricultores de toda a região no Iapar

09 Novembro 2017 17:41:08

Produtores de agricultura familiar puderam conhecer e compartilhar de novas técnicas do setor

Bárbara Gardin
Mostra Iapar.jpg
Foto: Emater
Produtores foram a campo aprender novas técnicas do setor

Na terça-feira (7), a Emater, em parceria com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), e Iapar, promoveram um dia de aprendizado com as novas tecnologias e projeto estratégicos do setor a produtores rurais de Irati e região. O evento contou com a participação de mais de 300 agricultores, segundo a organização.

A programação do dia teve início com palestras técnicas sobre a cultura da erva-mate e conservação da fertilidade do solo. À tarde, os participantes foram a campo para conhecer uma propriedade modelo na produção de leite, atendida pela Emater, e também uma unidade de referência sobre o cultivo de hortaliças no Centro Estadual Florestal de Educação Profissional, de Irati. Na oportunidade, os estudantes da instituição também acompanharam o evento.

Para o diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia do Iapar, Tadeu Felismino, a inciativa proporciona uma oportunidade de inovação e troca de ideias aos produtores. “O grande foco da atuação do Governo do Estado através de todo os órgãos de agricultura, é justamente atingir a pequena propriedade de agricultura familiar, que é bastante numerosa em todo o Paraná, especialmente nesta região, que tem mais de 40 mil pequenas propriedades. É essencial que o setor se renove, se modernize, e se torne cada vez mais sustentável, contribuindo para uma condição de vida melhor”, explicou.

Ele também destacou a atuação dos municípios no setor. “Aqui na região o perfil é a produção de leite, frutas e olerícolas, isso tudo representa um fornecimento para a sociedade importante. Um evento como esse, procura acelerar o processo, onde reúne os produtores e mostra as melhores práticas e cria um efeito de um influenciar o outro”, disse.

O gerente da unidade regional da Emater, Amilcar Afonso Marques, destacou que o evento que conta com várias parcerias, teve o intuito de trazer algo de inovador para os produtores rurais. “Para que eles utilizando técnicas demonstradas possma melhorar a qualidade e quantidade do que eles produzem. Certamente terão mais renda e melhor qualidade de vida. Também é uma forma de valorizá-los, de mostrar que o trabalho deles é de suma importância para o Estado”, afirmou.

Segundo ele, na atividade de campo realizada durante o evento, foi possível um diálogo entre o agricultor e o demonstrador. Esta inciativa ocorre em todo o Estado, mas o quanto mais próximo estiver da propriedade, é muito mais eficaz, porque está na realidade do agricultor quando ao solo e clima local.

Além da Emater, Iapar e Seab, foram parceiros da inicativa, O Programa Pró-Rural, Carrér Agrícola, Afubra, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Telhapak, Syngenta, Witmarsum Corporativa, Colégio Florestal, e prefeituras de Irati e Fernandes Pinheiro.

IMG_7066.JPG

Imagens

IMG_7066.JPG
Mostra Iapar.jpg
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação