CULTIVO DE GRÃOS

Por conta do clima, neste ano safra de verão está sendo plantada mais tarde

23 Julho 2018 08:44:07

Devido ao preço, agricultores estão apostando nas culturas do feijão e do milho

Adriana Souza
Soja_semeadura-630x420.jpg
Foto: Reprodução
Para este ano, segundo Adriana, a previsão é de que as chuvas sejam bastante esparsas.

A época na lavoura é de plantio da safra de verão. Neste ano, por conta das previsões de geadas tardias em setembro, muitos produtores optaram por plantar suas culturas mais tarde, outro fator que contribui para adiar ainda mais é a estiagem dos últimos dias.
A engenheira agrônoma do Núcleo Regional da Seab de Irati, Adriana Baumel, comenta que devido aos preços praticados na última safra, os agricultores voltaram a optar pelo plantio do milho, tabaco e do feijão. 

"Não vai haver uma expansão tão significativa da área plantada já que os agricultores vão voltar a plantar na mesma área que cultivavam, mas que havia migrado para outras culturas mais rentáveis", explica Adriana.

Ela fala ainda que a cultura da soja vai continuar a ser a principal aposta no campo na região de Irati. "A expectativa é que seja plantada 170 mil hectares de soja, seguida pelo cultivo do milho (34 mil hectares), o feijão (31mil hectares), o fumo (25 mil hectares)", relata a engenheira.
No último ano, a agropecuária movimentou em valores brutos cerca de R$ 2,3 bilhões nos municípios que compõe a região. "É um pouco difícil prever como será a movimentação nesta safra, em questão de valores, pois os preços pagos podem variar bastante e por diversas situações", cita Adriana.

PREVISÃO DO CLIMA
Para este ano, segundo Adriana, a previsão é de que as chuvas sejam bastante esparsas com períodos de estiagem, porém quando houver chuva será concentrado as precipitações. 

 

capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação