BAIXA PRODUTIVIDADE

Produção de Kiwi na região é afetada pelo clima instável

16 Maio 2018 14:02:40

Apesar da queda de produção da fruta, o preço e a qualidade do produto aumentaram em relação ao ano passado

Vinícius Batista

Neste ano, a colheita do kiwi não foi animadora para os produtores da região Centro-Sul. Devido ao clima seco e consequentemente a falta das temperaturas baixas, a produção foi afetada drasticamente. Já o preço de comercialização da fruta pode compensar em parte a baixa produtividade, que também ocorreu em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, pioneiros na produção desta cultura, fazendo com que a demanda pela fruta tenha um aumento.

De acordo com informações do Núcleo Regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB), a estimativa inicial de produção nos municípios da região era de 1310 toneladas, número que deve ser bem abaixo do esperado. Os municípios que produzem a fruta são Irati, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Teixeira Soares e Mallet, que é referência na produção de Kiwi.

Na região podem ser encontradas as espécies monty, bruno e amarelo. Em Irati, apenas três produtores investem na produção da fruta, devido ao fato da difícil comercialização e consumo da fruta na cidade, diferentemente de outras culturas como morango, que vem aumentando o número de produtores.

Segundo Eugênio Demczuck, produtor de Kiwi na região de Fernandes Pinheiro, a expectativa inicial era de colher mais 60 toneladas da fruta, mas com as adversidades climáticas somente cerca de 32 toneladas foram colhidas, “ O kiwi é uma fruta que necessita do frio para que produza em boa quantidade, em compensação o preço e a qualidade do produto supriram essa queda de produção. Temos também uma grande procura pela fruta no mercado local e de municípios do Estado, existe também a demanda para exportação, que é o onde grande parte da produção é comercializada”, explica.

O kiwi não figura entre as frutas mais produzidas no Paraná, a maior parte do kiwi recebido no estado é importado de outros países, segundo dados do Centro Estadual de Abastecimento (CEASA-PR). A Itália é o maior importador de Kiwi para o estado do Paraná.

BENEFÍCIOS

É considerado o fruto comercial com maior quantidade de vitamina C, contendo uma vez e meia o teor de uma laranja por exemplo. O seu consumo é indicado para combater infecções pulmonares, bronquite, doenças infecciosas, gripe, inflamação da garganta, pele oleosa, picadas de insetos, resfriados e retenção de água.

 

Imagens

capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação