IRATI

Produção para a Festa do Pêssego deve ser alta e com novidades

17 Novembro 2017 15:05:22

Curso sobre aproveitamento da fruta gera mais possibilidade de renda para produtores. Evento terá atrativos tradicionais e shows

Bárbara Gardin
IMG_7261.JPG
Foto: Bárbara Gardin
Produção deste ano segue padrão de qualidade tradicional, segundo secretário

Acontece nos dias 1,2, e 3 de dezembro, no Parque Aquático, a 39ª edição da Festa do Pêssego de Irati, que se consolida como o maior e mais tradicional evento-feira da região. A ocasião reúne fruticultores do município expondo o melhor da colheita deste ano. Além do pêssego, serão comercializados outros frutos como, ameixa e morango.

Irati conta com 28 produtores de pêssego, destes, 16 devem estar expondo na festa. A Secretaria Municipal de Agricultura estima uma produção de 300 toneladas, aproximadamente. Para a Festa, a intenção é que cada produtor venda uma tonelada de pêssego, resultando em aproximadamente 16 mil toneladas no evento todo.

“Este ano o clima colaborou, onde não tivemos granizo, que é o maior inimigo da produção. Os produtores estão motivados. A população poderá encontrar frutas fresquinhas e de boa qualidade”, enfatizou o secretário da pasta, Raimundo Gnatkowski.

IMG_7273.JPGCURSO PROCESSAMENTO
Para valorizar o produtor local e oportunizar novos aprendizados, a Secretaria de Agricultura em parceria com a Emater e Asfrutir, promoveu nesta quinta-feira (16) o Curso de Processamento de Frutas, onde possibilita que mais produtos à base de pêssego sejam comercializados pelas famílias dos produtores.

A engenheira de alimentos, Daniele Schlumberger, explica sobre o dia de aprendizado. “Na parte da manhã foi realizada palestras sobre o setor. A tarde aconteceu a parte prática com a fabricação de compotas, néctar, licor do caroço, doce da casca, e tudo o que envolve o pêssego. Uma forma de reaproveitar a casca e toda a fruta. Com isso, visa maior lucro com a venda de mais opções na Festa do Pêssego”, explicou.

Segundo o secretário, esta iniciativa marcou o início das festividades. “A festa começou praticamente hoje dia 16, com a promoção desse curso. Isso oportuniza mais opções de alimentos que possam ser feitos pelos produtores. Destaca-se a forma de higienização da fruta, para que até a casca seja aproveitada, e o licor feito do caroço, ou seja, o produtor pode ganhar renda com aquilo que seria descartado”, enfatizou Gnatkowski.

O MELHOR DA FRUTA
Dentre os diversos tipos de pêssego, o branco e amarelo são as opções mais comuns em nossa região. As duas especialidades se diferem na coloração, como o próprio nome diz, e na forma de consumo, mas são vendidos no mesmo nível. “O pêssego branco é mais para consumo direto na fruta. O amarelo também, mas fica muito bom quando é utilizado para doces e compotas, por exemplo. As duas opções poderão serem encontradas na festa”, destacou o secretário de Agricultura.

Ele ainda comenta que uma nova especialidade da fruta está sendo produzida e deve estar em evidência nos próximos anos.  “Foi descoberto em uma família no Guamirim, um fruto doce, cheiroso com maduração mais longa. Irati este ano tem perto de mil mudas de pêssego e perto de 3 mil hortas enxerto já plantada na Agrovila, para que no próximo ano sejam distribuídas, por serem mais resistentes”.

PROGRAMAÇÃO
Além do carro chefe da Festa, o setor de gastronomia vem forte na edição deste ano. A praça de alimentação será regada de comidas típicas da região. Além do tradicional Borrego no Rolete, que será servido inteiro na sexta-feira, também poderá ser provado no domingo, em um Buffet. Uma novidade é que o pêssego será servido em pequenas porções individuais, que poderá ser consumida com outros condimentos, durante a festa.

A Festa além de valorizar a produção local, destaca os talentos artísticos da região. Haverá apresentações com artistas locais durante os três dias de evento. No domingo (3), os shows nacionais são por conta das duplas Ataíde e Alexandre, e Hugo e Tiago, conforme afirma o secretário Raimundo Gnatkowski. Este ano, o espaço de shows será todo coberto. Também haverá Feira de Sabores, e Salão de Negócios. O visitante poderá prestigiar a exposição de flores e ornamentação, e maquinários agrícolas, com o que há mais novo no setor.

 

 

Foto 7273

Curso explorou todas as possibilidades de gastronomia com uso do pêssego

Crédito: Bárbara Gardin

 

 

Imagens

IMG_7261.JPG
IMG_7273.JPG
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação