AGRICULTURA FAMILIAR

Realizado por entidades, Dia de Campo reúne agricultores de 13 municípios

28 Outubro 2016 16:56:57

Participantes fazem parte do Território Centro-Sul

Adriana Souza
unnamed.jpg
Foto: Amilcar Afonso Marques
Mais de 300 pessoas estiveram presentes no primeiro Dia de Campo das entidades

Na quarta-feira (26), mais de 300 agricultores familiares participaram de um dia de campo. O evento que foi realizado na sede do Iapar em Fernandes Pinheiro foi organizado em parceria pela Seab, Emater, Iapar, e Adapar.

O chefe do escritório regional da Seab em Irati, Igor Zampier, destaca que esse foi o primeiro evento realizado, mas que a intenção é dar continuidade nos anos seguintes a ideia. "O objetivo é apresentar ao agricultor ideias que ele possa utilizar na sua propriedade, apenas dando uma nova aplicação", afirma Zampier.

O gerente da regional da Emater em Irati, Amilcar Afonso Marques, comenta que tudo foi realizado focado nas atividades agrícolas da região. "O intuito é fortalecer a economia rural através dessas iniciativas em que o produtor recebe a instrução técnica e também tem a oportunidade de conhecer novidades do segmento", destaca Marques.

Zampier cita que um dos diferenciais do evento foi a união das entidades organizadoras. "Pudemos observar que os agricultores aderiram positivamente a ideia, estavam interessados nas temáticas ofertadas. Essa integração de entidades foi um dos pontos positivos por reunir em um mesmo local várias integrantes da cadeia do setor", aponta.

O chefe da Seab ressalta ainda que na ocasião já foi confirmado previamente com os agricultores a intenção para que novos eventos similares a esse aconteçam. "A meta é realizar todos os anos nessa época, que é mais tranquila na agricultura, um evento desse porte", menciona Zampier. 

PROGRAMAÇÃO
As temáticas trabalhadas na programação pela manhã foram: a fruticultura, olericultura e a pecuária leiteira. Na parte da tarde houve quatro baterias de campo com as seguintes temáticas: forrageiras de inverno, manejo da fertilidade do solo, manejo de coberturas e semeadura de verão, e adubos verdes de inverno.

Os agricultores ainda puderam conhecer mais sobre o trator de galinha, gado Purunã, construções de bambu (CPRA) e ainda, stands das atividades da Adapar. 

DSCN2946.JPG















O principal objetivo da iniciativa é  o fortalecimento. 

 

 

capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação