PEDIDO DE PROVIDÊNCIA

Moradores expõem falta de segurança no bairro DER

19 Janeiro 2018 15:19:55

Arrombamentos, furtos e circulação de drogas deixam a comunidade em alerta

Kelly Ramos
WhatsApp Image 2018-01-18 at 16.02.32.jpeg
Foto: Kelly Ramos
Moradores reuniram autoridades do setor para expor a insegurança no bairro

Cansados de terem suas casas invadidas e de manifestações de violência, como ameaças e a presença do consumo de drogas, moradores do bairro DER, em Irati, realizaram uma reunião com autoridades do setor clamando por mais segurança, na noite de quarta-feira (17), na sede da Associação Gedequin. Além da exposição da situação de medo em que vivem nos últimos meses, eles também apresentaram a iniciativa Vizinho Solidário.

Na reunião estiveram aproximadamente 80 pessoas. Entre elas, pelo menos 30 afirmam que são vítimas de um mesmo jovem de 18 anos, que foi detido diversas vezes, mas que não permanece preso. Os destinos dos objetos furtados são, de acordo com os relatos, a alguns receptadores que estariam nos bairros que ficam próximos – Jardim Planalto e Pedreira. Outra situação exposta foi o consumo de drogas e os apontamentos de locais de tráfico.

Segundo uma moradora, que prefere não se identificar, são vários meliantes que passam pelo bairro, entre eles usuários de drogas, traficantes e aqueles que furtam e roubam. “O número de ocorrências aumentou muito de alguns meses para cá e a maioria foi cometida pela mesma pessoa. Queremos entender o motivo desse rapaz não ficar preso”, questionou.

Para buscar deixar o bairro mais seguro, os próprios moradores tomaram a iniciativa de realizar monitoramento, através da iniciativa Vizinho Solidário, com a qual há um grupo na rede social WhatsApp, onde são relatados todos os casos suspeitos, para que todos fiquem em alerta. Aqueles que participam da rede poderão adquirir placas para fixar em frente às casas, como uma forma de inibir a ação de criminosos.

RESPOSTAS

Durante o debate com os moradores, a conselheira tutelar Gisele Gasparelo, relatou que o rapaz que comete os arrombamentos no bairro, quando era menor, passou por internamento em uma clínica, em Londrina, durante três meses, mas que voltou a cometer delitos. “Além dele, a sua família também precisa ser trabalhada, o que não acontece. Temos ainda esse problema grave que são os receptadores, aqueles que compram o que ele leva das casas. Precisamos de providências o quanto antes”, explicou.

O comandante da Guarda Municipal, Paulo Sabatovski, informou que em breve os guardas que não possuem formação passarão por um curso junto a Polícia Militar, para que na medida do possível possam colaborar com a segurança do bairro.

Uma das sugestões ocorridas na reunião foi do presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Luiz Carlos Ramos, para que se forme uma comissão para levar o caso do bairro DER ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, que não estiveram presentes na reunião. “Também solicito à Polícia Militar um trabalho de saturação no bairro e para a Polícia Civil que possa realizar investigação e identificação de arrombadores, traficantes e receptadores. Quando o povo se mobiliza é porque não aguenta mais”, ressaltou.

O prefeito Jorge Derbli afirmou que a população precisa de respostas imediatas e que procuraria as autoridades do setor, além do Poder Judiciário e Ministério Público para que providências sejam tomadas o quanto antes. “Pela Prefeitura queremos formar nossos guardas, que estão há cinco anos atuando sem o preparo adequado. Também vamos receber mais veículos e contamos com o canil. Dessa forma, vamos poder colaborar de forma efetiva na segurança”, explicou.

O aspirante a oficial da PM, Oliveira, respondeu todos os questionamentos dos presentes, explicando também as competências da corporação que representa. Ele afirmou que o caso será repassado ao comandante da 8ª Companhia Independente, major Joas Lins, para que o policiamento no bairro seja ampliado. “Precisamos também da colaboração da população com informações para realizarmos o nosso trabalho”, disse o policial.

FOTOS: Kelly Ramos

IMG_9733.JPG

 
















 

IMG_9731.JPG

 

Imagens

WhatsApp Image 2018-01-18 at 16.02.32.jpeg
IMG_9733.JPG
IMG_9731.JPG
capa site1.jpg

Jornal Folha de Irati Rua da Liberdade, 740 Centro, Irati - Paraná,
fone: (42) 3423-2169 e 3423-1588
https://www.facebook.com/FolhaDeIrati

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Santa Chiara Comunicação