Portal de Irati tem símbolos e hino municipais para download

Além das informações sobre o município e a administração municipal, como notas, chamadas, campanhas e notícias, o novo site também vem recebendo outros dados que não estavam disponíveis na versão anterior.

É o caso dos símbolos municipais – Brasão e Bandeira – e do Hino do Município. Além de uma breve descrição dos mesmos, nas páginas correspondentes há a opção para fazer o download dos arquivos, o que pode ser bastante útil para professores e estudantes, quando estes aspectos forem tema de trabalho e pesquisa escolar.

Para chegar até as páginas desejadas, basta acessar o site oficial de Irati no endereço www.irati.pr.gov.br e clicar na aba Prefeitura. Abre-se um menu com diversas opções, sendo as duas últimas justamente Símbolos e Hino do Município.

Na página Simbolos, encontra-se o Brasão, desenho idealizado por José Maria Orreda, e instituído pela prefeitura em 1967, por ocasião dos festejos de 60 anos do município. Há também a imagem da Bandeira de Irati, idealizada por José Maria Orreda e Doraci Castagnoli, também para a mesma ocasião. Ambos estão disponíveis para download, em boa resolução, no rodapé desta página. Há ainda referência, com foto, a José Maria Orreda, idealizador dos símbolos, e que foi, entre várias atividades, professor, escritor e grande historiador iratiense. O Professor Mima, como Orreda era conhecido, nasceu em Irati, em 27 de novembro de 1936, e faleceu em 30 de março de 2014.

Na página Hino do Município, está um apanhado da composição feita especialmente para os festejos do 50º aniversário de Irati, em 1957 e aprovada em concurso instituído pela comissão responsável pelos eventos e comemorações. Foi oficializado como Hino do Município através da lei municipal nº 571, de 05 de abril de 1983.

       Silvio Ribeiro, autor do Hino de Irati/ foto: Fernanda Hraber

Ainda na página do Hino de Irati, está a sua letra e, no rodapé, opções para download das versões cantada e instrumental. Estas gravações aconteceram em 1998, reunindo músicos da Banda Ebenézer, Coral Rhema e cantores iratienses.

Igualmente, há menção com foto ao autor da letra e música do hino, Silvio Francisco Ribeiro, nascido em Imbituva, em 31 de dezembro de 1919, e falecido em Curitiba, em 17 de março de 2018. Texto: Assessoria

Comentários estão fechados.