Reforma da Casa da Cultura de Irati é oficialmente entregue

Jaqueline Lopes

No fim de semana, aconteceram vários eventos que marcaram a entrega oficial da reforma/restauro da Casa da Cultura de Irati. A programação foi desde sexta (29) até domingo (1º) para que a população pudesse acompanhar cada detalhe preparado para que sejam retomadas as atividades na Casa.

Agora, a Casa conta com uma réplica de uma antiga bodega e de uma barbearia e uma exposição de imagens antigas de ruas e locais importantes de Irati. Já no piso superior, há uma sala exclusiva com os trabalhos do Primo Araújo, e quem cuidará é o filho dele, o historiador José Maria Gracia Araújo, o Zeca Araújo, há também uma galeria dos prefeitos e um espaço destinado à família Gomes. E outras estruturas que serão destinadas aos trabalhos e exposições que vão acontecer na Casa da Cultura.

A cerimônia de abertura aconteceu na sexta- feira (29), com o descerramento da placa e visita na Casa, além dos discursos das autoridades do município. Também marcou a despedida do secretário Alfredo Van der Neut, que deixou a pasta da Cultura por motivos pessoais. Quem assumiu nesta semana é Samanta Regina dos Santos,  que já atuou como secretária de Indústria e Comércio de Irati.

O prefeito Jorge Derbli destacou a importância da entrega de mais uma obra que estava parada e explicou os motivos de ter demorado a reforma, também, explanou como está a Casa para visitação. Além disso, ele agradeceu ao ex-secretário Van der Neut pelo trabalho que fez, e pediu para que retorne à gestão após tratar os assuntos particulares. Assista à entrevista no vídeo abaixo.

As comemorações de retomada da Casa da Cultura contaram com exposições de fotografias, artesanato, pinturas plásticas desenhos, entre outros, além de uma apresentação do Grupo “Concertando o Choro” e João Edison Salmon, e convidados que abrilhantaram as noites no jardim da Casa, e agora está aberta ao público oficialmente.

O ex-secretário, Alfredo, comentou sobre a alegria de poder entregar a Casa da Cultura reformada para voltar às atividades, contou sobre como foi esse período de restauro e diz que deixa a pasta com o sentimento de dever cumprido. Assista ao vídeo com a entrevista.

LANÇAMENTO DE LIVROS

O fim de semana também marcou o lançamento de três livros de escritores iratienses que estavam em exposição na Casa da Cultura. Um deles foi de Dagoberto Waydzik com o livro “Historicidade: história & relatos – bairros de Irati”, que traz crônicas sobre a história e formação dos bairros do município.

Também, da Luiza Nelma Fillus com o livro “Trajetória das Trovas em Irati: suas memórias e suas ações”, que é uma pesquisa sobre os mais de 100 anos da história deste gênero literário, desde os primeiros trovadores até hoje. Além disso, Orlando Luiz Azevedo lançou a coletânea de contos, crônicas, histórias, trovas e poesias intitulada “Irati, nossas memórias”. Ele foi um dos autores do livro que também teve participação de  Caterina Balsano Gaioski, Célia Terezinha Neves Vieira, Doriane Daniliszyn Ledesma, Elenice Chudek Koppe, Elizabeth Krinski Beraldo, Herculano Batista Neto, Julio Bronislavski, Leda Mara G. de Oliveira, Luiz Vieira, Maria Hawreszko Molossi, Marinice Biacchi, Miriam de Oliveira Vargas e Silvia Maria Svereda.

Confira as imagens da retomadas das atividades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.