Paraná fecha 47 mil postos de trabalho no 1º semestre de 2020: ‘Conseguir emprego agora é complicado’, diz desempregado

Mais de duas mil vagas de emprego estão sendo oferecidas em todo o Paraná — Foto: Valdecir Galor/SMCS

O Paraná fechou 47.070 postos de trabalho com carteira assinada entre janeiro e junho de 2020, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério da Economia nesta terça-feira (28).

O estado apresentou resultado positivo em junho, com a geração de 2,8 mil vagas de trabalho, além de janeiro e fevereiro. Entretanto, entre março e maio os números foram negativos.

Geração de empregos no Paraná em 2020

Estado encerrou primeiro semestre com saldo negativo

 

Rafael Alves, de 40 anos, mora em Curitiba e é um dos paranaenses que perdeu o emprego em meio à pandemia.

 

  Até para conseguir emprego agora é complicado, talvez não acreditem que fui demitido por causa da pandemia, aí fica ainda mais difícil se recolocar, disse o vendedor.

Após quatro meses desempregado, ele foi contratado para trabalhar com vendas em fevereiro de 2020, mas foi demitido no início de abril.

O desempregado relatou que passa dificuldades, pois não conseguiu o Auxílio Emergencial do governo federal. Ele tem enviado currículos para a área de vendas, com que atuava há cinco anos, mas disse que aceitará qualquer emprego para se manter no mercado.

   Tinha sido recém contratado na empresa, fiquei 45 dias e fui demitido por causa da pandemia. Eles tinham mandado os empregados trabalhar em casa, mas não demorou muito e disseram que não conseguiram manter todos. Quando me chamaram para ir na empresa já desconfiei, fiquei muito triste.

O saldo de geração de empregos formais do Caged corresponde à diferença entre demissões e admissões de trabalhadores em regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Atividades econômicas

Conforme o Caged, pelo acumulado do semestre, os setores da construção e agropecuária foram os únicos que tiveram saldo positivo nas contratações.

  • Comércio: 26.761 postos de trabalho fechados
  • Serviços: 23.008 postos de trabalho fechados
  • Indústria: 7.355 postos de trabalho fechados
  • Agropecuária: 2.654 postos de trabalho gerados
  • Construção: 7.400 postos de trabalho gerados

Comentários estão fechados.