Confidencial
Conversa de pé de orelha

Pé de orelha

O prefeito Jorge Derbli teve uma conversa bem próxima com o governador em exercício Darcy Piana (PSD). O encontro foi na posse da nova diretoria da AMP acontecida nesta terça (23) na ALEP em Curitiba. Derbli tem dados passos estratégicos para se aproximar do governo. Na semana passada ele aceitou indicar o líder do governo deputado Hussein Bakri (PSD) como um dos dois deputados que irão representar o governo Ratinho Junior/Piana. Piana é uma das portas junto ao governo que podem ampliar a ascensão de Irati perante o governo do Paraná.

 

Luto Oficial

O prefeito Adelmo Klosowski (PSDB) de Prudentópolis decretou luto oficial de três dias pela morte do ex vereador e presidente da câmara Edgard Pilati. Ele foi presidente e membro dos diretórios do PMDB e PSDB em Prudentópolis entre os anos de 1980 e 1996. Foi presidente da Câmara nos anos de 1993 e 1994. No campo social foi presidente do extinto Clube Social XII de Agosto, do Rotary Clube de Prudentópolis e foi presidente do Sindicato Rural, dentre outros.

Tarifa Mínima

Transformar em Lei a possibilidade da Sanepar não cobrar mais a taxa mínima está viralizando na região. Inácio Martins foi o primeiro a tocar no assunto, através do vereador Jorge Boeira, e sancionado pelo prefeito, Junior Benato. Em Irati, o PL foi proposto pelos vereadores Nei Cabral, Schereda e Rogério Kuhn. Já em Rebouças, o próprio prefeito, Luiz Zak, enviou ao legislativo um PL determinando o fim da tarifa.

Jorge Didático

O prefeito Jorge Derbli foi didático ao exemplificar, junto com a atuação do presidente da Câmara, Nei Cabral, sobre a importância de se ter a documentação do terreno onde mora. Isso aconteceu durante a cerimônia de “Ordem de serviço” para o início dos trabalhos da regularização fundiária em Irati e também em Inácio Martins. Quem veio anunciar foi o diretor de Regularização Fundiária da Cohapar, Luís Corti. Este assunto já foi mais que requentado, vindo de outros governos. Como foi um trabalho a longo prazo caberá a execução pelo atual, Ratinho Jr.

Bingo, Bingo!!!

O Bingo da Santa Casa, que será realizado na sexta-feira (26), mostra a organização e a importância da Irmandade da Santa Casa, agora presidida pelo Vitorio Menon. O valor arrecadado este ano será investido na renovação de todo o enxoval das roupas de cama da instituição. Ainda se der, a ideia é comprar um cobertor para cada cama da enfermaria.  Há poucos dias, a Santa Casa ganhou da Prefeitura a construção de Heliponto, que foi reivindicado pelo provedor Ladislao. Mas as demandas são sempre crescentes e é sempre uma boa hora dos deputados apresentarem as demandas. Evandro Roman até o momento é o deputado que mais trouxe recurso para a entidade.

Los três mosqueteiros

Presentes na eleição do presidente da AMP, os prefeitos Jorge Derbli de Irati, Bertoldo Rover, presidente do CIS e prefeito de Imbituva, além do presidente da Amcespar, Junior Benato, mostraram unidade da entidade. Os incansáveis aproveitaram para se aproximar mais do governo do Estado, através do vice em exercício, Darci Piana.

Festa, Festa e Festa

Se preparem todo porque no início de maio não vai ter desculpa para não fazer festa. Em Mallet ocorre a 23ª Festa do Kiwi, tendo como atração principal o show do sertanejo, Leonardo. Já do outro lado, em Ivaí, acontece a 17ª Festa do Agricultor, com a presença de Bruna Viola, Fernando Sorocaba e Mato Grosso e Matias. No meio disso tudo, acontece a FEMAI, em Imbituva. Haja bolso. Vamos ver o que Irati reserva de atrações tanto no Rodeio, em julho, como na Festa do Pêssego. Mas todas valorizando o patrimônio rural.

Enxugando a Máquina

Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) apresentou a representantes de sindicatos e entidades do setor a proposta de fusão de suas empresas vinculadas – Emater, Iapar, Codapar e CPRA. A reunião realizada nesta segunda-feira (22), em Curitiba, faz parte de uma série de encontros promovidos pela pasta para discutir a proposta de reestruturação e ouvir sugestões do setor. A proposta visa racionalizar os recursos, mas não perder a extensão rural. Esta é uma das metas de Ortigara à frente da pasta.

Aumentando a atuação

O deputado federal Toninho Wandscher(PROS) estará na região cumprindo agenda nesta sexta e sábado. Ele janta com a esquipe do prefeito Zak, em Rebouças, e no sábado cumpre agenda em Irati. O deputado tem atuado em alguns municípios da região, como Rebouças, e agraciado o município com recursos que vem fazendo a diferença.

 

“65,7%”

 Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas aponta que a maioria da população concorda em acabar com o Horário de Verão.

Mais próximo do Xilindró

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (23) negar recurso do ex-deputado Nelson Meurer (PP-PR), condenado na Operação Lava Jato. A decisão abre caminho para que o tribunal determine a primeira prisão nos processos da operação que correm no tribunal. AS informações são do G1. Meurer foi condenado por unanimidade em maio do ano passado a 13 anos, nove meses e dez dias de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele foi o primeiro e único condenado até o momento pelo STF na Lava Jato.

Sonhando acordado

O sonho de chegar à Câmara de Vereadores, ou a cadeira de prefeito, poderá ser adiado para muitos pretensos candidatos se for aprovada uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), cujo objetivo é prorrogar até 2022 os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores de todo o país, que estão previstos para serem concluídos no ano que vem. A ideia do deputado catarinense é unificar as eleições e acabar com a reeleição e quiçá, ter mandatos de cinco anos sem reeleição.

Ganhando Força

De autoria do deputado federal Rogério Peninha (MDB-SC), a PEC foi protocolada na Câmara dos Deputados, no dia 11 de abril de 2019, durante a Marcha dos Prefeitos em Brasília. A proposta vem ganhando força no Congresso Nacional, já que, no entendimento da maioria dos deputados e senadores, a alteração unificaria todos os pleitos eleitorais em um só ano, reduzindo gastos e interrupções em trâmites legislativos e executivos. No texto original apresentado por Peninha, na Câmara, a PEC acrescenta um artigo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), que trata das posses de mandatos eleitos. Nesse ponto, seria colocado o fim dos mandatos atuais de prefeito e vereador no dia 1º de janeiro de 2023. As informações são do Serjão blog.

Terra sem Lei?

A sessão da Câmara de Irati foi longa nesta última terça-feira (23). Um dos motivos foi a Tribuna Popular, onde um crítico da administração atual usou o espaço. Os vereadores Nei Cabral, José Bodnar, Marcelinho Rodrigues e Soldado Elias, usaram de sua expertise para contradizer o "oráculo" em suas posições. O rapaz, que é ligado ao ex-prefeito e foi candidato não eleito, tem feito críticas vorazes à Administração. Ainda, de acordo com alguns dos vereadores, posta conteúdo em sua página nas redes sociais e, quando é de seu interesse, depois deleta. No entanto, como alguns dos legisladores haviam feito atas notariais dos conteúdos postados, a máscara caiu durante a sessão. A internet pode sim propiciar a leviandade. Mas, não é terra sem lei.

Alceu na Câmara

No lugar de Helio de Mello, que se recupera de uma cirurgia, Alceu Hereciuk que é da mesma coligação PDT/PMDB/PPS/PTN/PCDOB, assumiu a cadeira. Na oportunidade, Hereciuk (PDT) agradeceu o prefeito, via seu líder, por ter atendido uma reivindicação sua na última estada na Câmara. Foi uma ponte entre Pirapó e Guamirin que, agora de concreto, atende a comunidade.

Na Escócia

O deputado Evandro Roman (PSD) viaja para a Escócia no sábado (27) de manhã. Ele vai representar o presidente do Congresso num evento sobre diabetes. Roman é presidente da Comissão da Frente Parlamentar de Alimentação e Saúde. Ele vai buscar na Europa novas estratégias para combater este mal que assola silenciosamente os diabéticos.

"Touro em lugar estranho passa por vaca"

De um assíduo assistente da Câmara de Vereadores de Irati

FOTO FLAGRA

Judas enforcado

O tradicional rito de “malhar o Judas” mais uma vez foi misturado com o cenário político. Na rotatória, próximo na BR 153, do loteamento Solaris, a figura enforcada na palmeira lembra o presidente. Inclusive com faixa presidencial, número do partido e foto. Só resta saber se quem malhou o judas foi um opositor, ou alguém que votou e não está se sentindo contemplado.