Dica da Arquiteta
Como as cores mudam a sensação de espaço nos ambientes

Como as cores mudam a sensação de espaço nos ambientes

A pintura pode trazer outra percepção em relação às medidas dos cômodos da sua casa.

___________________________________________________________

Uma maneira muito comum de mudar um ambiente sem gastar muito é pintar uma ou algumas paredes. A escolha das cores para o piso, as paredes e o teto de um ambiente, além de proporcionar diversas sensações, como excitação ou serenidade, pode criar efeitos óticos. Isso porque as cores têm o poder de criar profundidade, evidenciar volumes e se integrar ao meio externo, ampliando ou reduzindo as dimensões de um cômodo.

Por isso é tão importante decidir sobre a paleta, em que superfícies ela será aplicada e ainda levar em conta quem vai usar o espaço, os gostos dos moradores ou clientes e o que você deseja transmitir naquele local. Quanto ao clima, de modo geral, tons claros assentam em regiões quentes, pois não retêm calor. As mais escuras e saturadas, por trazer acolhimento, são ótimas para locais frios.

E para combinar as cores nas superfícies, móveis e adornos, harmonia e equilíbrio não podem ser esquecidos! Se pintar uma parede de vermelho, por exemplo, maneire nas demais. Fato é que na decoração há cada vez menos regras.