18ª Festa do Agricultor de Guamiranga tem a expectativa de atrair 15 mil pessoas da região

Evento tem atividades alusivas ao Dia do Colono e Agricultor, que são comemorados dias 25 e 28 de julho, respectivamente

O município de Guamiranga terá uma programação agitada neste fim de semana, isso porque, nos dias 26, 27 e 28 de julho, será realizada a 18ª Festa do Agricultor, com uma grande programação para todos os públicos, no Centro de Eventos. As atrações têm início na sexta-feira (26), com abertura e escolha da rainha, às 19h.

As Festividades, alusivas ao dia do Colono (25/07) e do Agricultor (28/07), são realizadas, para promover a integração entre as comunidades, valorizando a agricultura familiar, e suas organizações.

Gincana das Associações é uma das atrações da festa/ Foto: Digicolor

 

O evento ocorre, através de parcerias entre as entidades componentes do CMDRS – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável: Prefeitura Municipal (Departamentos Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Saúde, Promoção Social, e, de Educação), Instituto EMATER – Pr, SEAB – Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Associação dos Pequenos Agricultores das comunidades de Queimadas, Nova Boa Vista, Rio Bonito, Água Branca, Guamirim, Tigre, Barreiro, Boa Vista, Manduri, Guamiranga e de Alto do Tigre, em parceria com a Interprise Produções.

 

Histórico da festa

A festa nasceu, em 2001, da necessidade de aumentar a participação e integração entre os sócios das associações e destas no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS, buscando criar o chamado “bairrismo”, facilitador do trabalho de organização rural, e, principal promotor do desenvolvimento local/social sustentável; e, principalmente, dar uma identidade própria aos moradores de Guamiranga, recém desmembrado do município de Imbituva.

Desde então, a festa tornou-se o principal evento turístico de Guamiranga, envolvendo toda a região Centro-Sul do Paraná, integrados através da AMCESPAR (Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná).

Em 2018, na 17ª edição da festa, aproximadamente 12 mil visitantes, circularam pelo local, estimativa que ultrapassa o número de habitantes do município de Guamiranga, que possui 7.900. “Considerando nossa população e que nem todos compareceram, podemos dizer então que mais de 7 mil pessoas vieram de outros municípios, para essa edição, estamos nos preparando para receber um público maior, que pode chegar a 15 mil nos três dias do evento”, relata o extensionista municipal do Instituto Emater de Guamiranga, Orestes Ramon Paladino.

Integração com a população

Durante a programação do evento, será realizada uma gincana entre as associações, com o objetivo de integração entre a população. “Com as disputas das provas, entre as associações de agricultores familiares, estará se resgatando a cultura e a história do povo guamiranguense, em provas que buscam recriar e manter as tradições de Guamiranga e do Paraná, já que em todas as provas, participam todos os integrantes da família, bem como suas ferramentas e seus animais de serviço”, explica o Secretário Municipal de Agricultura de Guamiranga, Olicir José Moleta.

Olicir ainda conta que as provas possibilitarão aos agricultores familiares, condições de mostrar aos visitantes, suas habilidades, as quais estão esquecidas pelos mais novos devido à modernização da agricultura, e, é desconhecido pela população urbana, este é um momento em que é possível estreitar os relacionamentos entre o rural e o urbano.

Programação

Ainda na sexta-feira (26), haverá show com cover de Milionário e José Rico e Vagner Vinícius e Wesley. No sábado, o evento prossegue com tarde infantil, com gincana das associações, show do palhaço Picolé e show infantil da Banda Interprise, com figurinos de PatatiPatatá, Frozen e outros personagens, além do mini rodeio mirim com touro mecânico, passeio de pônei e passeio de boi manso, no período da noite haverá jantar com costela de fogo de chão, festival de música e os shows com as Irmãs Galvão e a Banda Interprise (adulto).

No domingo (28), haverá almoço com churrasco, show com Marco Brasil, sorteio do bingo e premiação da gincana.