19ª Festa do Agricultor atrai cerca de 12 mil pessoas em Guamiranga

O evento contou com o primeiro show a nível nacional realizado no município de forma gratuita para a população

Karina Ludvichak

Entre os dias 22 e 24 de julho, o município de Guamiranga comemorou a 19ª edição da Festa do Agricultor. A tradicional festa foi realizada através do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável (CMDRS), em pareceria com a Prefeitura Municipal, e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, e durante os três dias de comemorações o evento reuniu, aproximadamente, 12 mil pessoas.

A abertura oficial aconteceu às 19h, na sexta-feira (22), no primeiro dia foi feita a escolha da rainha da festa, entregue a Posse da Comissão das Mulheres Rurais ligadas ao sistema da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), entrega oficial do 1° selo de qualidade do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M) e ao final, show com Raça Serrana.

Marcelo Leite, prefeito de Guamiranga, comentou sobre a organização e falou sobre a importância do evento para o município e, principalmente, para os produtores da região. “Nós temos que valorizar a agricultura familiar, os produtores, que contribuem com recursos para o município, gerando impostos e movimentando a economia”.

Uma das novidades do evento foi o Celeiro do Agricultor, um espaço reservado para a exposição de produtos de origem vegetal e animal, como artesanatos, produtos da agroindústria feitos por mulheres do município, bebidas artesanais e mais. Todos os produtos expostos foram feitos na região, essa foi uma forma que a gestão municipal encontrou para valorizar a produção local.

Cristiane Tabarro Borgo, secretária de Agricultura de Guamiranga, falou sobre as dificuldades em organizar a tradicional festa, principalmente por não ter acontecido nos últimos dois anos. Ela comentou sobre a importância do evento para o município, que é uma forma de valorizar a agricultura local, além de movimentar a economia e valorizar o produtor rural. “A comemoração já faz parte do calendário do município, e é organizada no mês de julho por uma questão estratégica”.

No sábado (23), o evento foi marcado pelo primeiro show a nível nacional realizado no município de forma gratuita para a população, com a dupla Cezar e Paulinho. Durante o segundo dia foram realizadas diversas atividades como exposições, ciclo de palestras, a tradicional competição de laço e concurso de música.

Cristiane falou, ainda, sobre a importância das tradicionais competições e a implantação de tecnologia nas provas realizadas. “Com esse processo de desenvolvimento, os demais processos foram mudando também, hoje ninguém mais faz uso de atração animal, então, teremos corrida de trator, habilidade tratorista. E esse é um momento de integração entre esses agricultores e essas associações”, disse.

Para o último dia de festividade, foram programadas atividades recreativas para as crianças, passeio ciclístico, velocross, tradicionais competições e, antes do encerramento, foi feita a entrega das premiações aos ganhadores das competições. Ao todo, participaram das provas 13 associações do município, além dos reconhecimentos, os cinco primeiros ganhadores levaram prêmios em dinheiro.

O Deputado Estadual, Alexandre Curi, também esteve no município para prestigiar o evento e parabenizou a organização. “Nós ficamos muito felizes ao ver as coisas voltarem ao normal (após dois anos de pandemia), essa é uma festa maravilhosa”, diz.

O prefeito do município aproveitou a ocasião para falar, também, a respeito da importância das obras que estão sendo feitas nas áreas rurais, que irão valorizar ainda mais as propriedades agrícolas da região, trazendo mais infraestrutura para essas áreas. “A gente precisa de uma reforma nessas regiões, pois tem muitos produtores, e isso valoriza esses produtores”, concluiu Marcelo.