19ª Festa do Agricultor de Guamiranga têm sua programação definida

A tradicional festa será realizada no mês de julho, entre os dias 22 e 24

Karina Ludvichak

Após dois anos sem ser realizada devido a pandemia, a tradicional Festa do Agricultor está de volta e já têm sua programação definida. As festividades serão realizadas no dia 22, 23 e 24 de julho deste ano. A Festa do Agricultor de Guamiranga tem em seu histórico, ser organizada pelas Associações de agricultores e lideranças municipais através do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável (CMDRS), com apoio da Prefeitura Municipal de Guamiranga através da Secretaria de Agricultura, pecuária e Meio Ambiente.
O primeiro dia de evento se iniciará às 19h, na sexta-feira, com a abertura oficial da tradicional festa que está em sua 19ª edição. Às 20h acontecerá o Desfile da Rainha da festa, e logo após, às 22h encerramento com o show de Raça Serrana. Segundo Cristiane Tabarro Borgo, secretária da Agricultura, a Festa do Agricultor de Guamiranga é realizada no mês de julho devido ao Dia do Agricultor, e ressalta a importância do evento. “Essa festa é o carro chefe da cultura local, é um momento onde se fortalece a identidade cultural do município, aproxima as pessoas, de encontros e reencontros”, comenta Cristiane.
Dia 23, sábado, as atividades se iniciam pela manhã, com ciclo de palestras. Às 8h30, palestra sobre Conservação e manejo de solo ministrada por José Alfredo Batista dos Santos, que faz parte do IAPR de Ponta Grossa. O intervalo será às 10h, em seguida palestra com Karina Calil Caparroz do SENAR/PR de Londrina, sobre Fertilidade do solo e manejo de pastagem, bem-estar e nutrição animal. A 1ª Festa do Laço na Moto Vaca iniciará às 13h. Logo após, Karina Calil continua o ciclo de palestras falando de Desafios na Cultura do Morango: A nutrição como aliada no combate às pragas e doenças. Para a programação da noite, Concurso de Música a partir das 21h, e show de encerramento com a dupla Cezar e Paulinho após às 22h30.
Segundo a secretária da Agricultura, existem, aproximadamente, 5.664 habitantes no meio rural, representados por 1.891 famílias que estão distribuídas em 2.404 propriedades, e a festa do Agricultor foi uma forma que o município encontrou para aproximar as famílias, que contribuem, principalmente, no desenvolvimento econômico do município.
A programação de domingo (24) terá início logo pela manhã, com atividades recreativas para as crianças das 8h às 12h. Às 8h30 também haverá o 2º Passeio Ciclístico, com saída no centro de eventos da cidade. O evento contará também com as tradicionais provas realizadas nas últimas edições, que acontecem após o almoço, às 13h. A partir das 18h, têm a entrega dos prêmios aos vencedores dascompetições, e às 18h30 acontece o encerramento oficial do evento.