1ª ExpoIrati atrai mais de 100 mil pessoas e fomenta comércio local

Jaqueline Lopes, com informações da Secom

A 1ª ExpoIrati foi um sucesso em atrações e em público. Nos quatro dias de festa, mais de 100 mil pessoas passaram pelo CT Willy Laars para prestigiar o evento. Foram mais de 200 expositores, sendo 80% comerciantes e prestadores de serviços iratienses. A festa conseguiu atingir o objetivo de fomentar o comércio local.
Diante do sucesso na primeira edição, já se espera uma nova festa para o próximo ano. O prefeito Jorge Derbli avaliou como positivo o evento e diz que mesmo com a chuva, o objetivo foi cumprido. “A ideia era esta: fomentar o comércio e mostrar a cidade de Irati para o estado e para o Brasil”, comenta Derbli. Além disso, a Prefeitura não cobrou nada dos expositores de Irati.
Ele ainda agradece a todos que participaram. “Agradeço aos produtores que trouxeram os animais para a exposição, tivemos velocross, o rodeio country, os shows, os expositores, a nossa avaliação é ótima para primeira festa da ExpoIrati, que com certeza vai crescer a cada ano, e se Deus quiser a cada ano será com mais participações. Agradeço a todos que estão aqui no parque visitando, e nós fizemos esta festa para fomentar o comércio iratiense e é isso, já deu resultado”.
A vice-prefeita de Irati, Ieda Waidyzik, também concorda que o objetivo foi cumprido. “A intenção nossa, do prefeito, é que Irati seja uma vitrine para a nossa região e porque não para o Paraná e para o Brasil, para que mais empresas venham e só esse movimento já dá empregos. Nós temos tantas coisas boas, procuramos cercar de todos os lados para que todas as pessoas tivessem oportunidade de se divertir. Já considero que é um sucesso”, comenta.

“Só temos a agradecer a todos que participaram conosco desta grande festa”

Prefeito Jorge Derbli


A 1ª ExpoIrati teve participação de diversos políticos, muitos foram entrevistados em lives pelo Facebook do jornal Folha de Irati, que você pode acompanhar no Facebook, como do ex-governador do Paraná e candidato a deputado federal, Beto Richa, dos deputados federais Evandro Roman e Leandre Dal Ponte, deputado Artagão Junior, proprietário da BeautyColor, Newton Bonin, ex-prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, e a presença do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.
SHOWS E ATRAÇÕES
Nem a chuva impediu a população de aproveitar as atrações da festa assim como os shows nacionais que tiveram na ExpoIrati. Todos os dias, a festa teve um grande público, que levou capa ou o guarda-chuva para se proteger e curtir o evento. A festa foi programada para a família e teve atividades para crianças e adultos. Os cantores também não deixaram escapar a oportunidade e cantaram vários sucessos, alegrando as noites.
EXPOSIÇÕES
Toda a movimentação no CT trouxe resultados, tanto para o pequeno como o grande empresário, que tiveram a mesma oportunidade. Uma concessionária de veículos conseguiu vender dois carros, e iniciou a venda de outro que foi finalizada na segunda. Os três veículos vendidos totalizam R$ 278 mil. No ramo de transporte, outra empresa expositora fez a venda de um caminhão valor de R$ 640 mil. Já um comerciante vendeu mais de 1.200 bolinhos de carne, e isso levaria cerca de 15 dias para vender no bar, e já se prepara para o próximo ano e trará mais quantidade.
As universidades também estiveram presentes no evento e fizeram os stands voltados aos cursos que ofertam, assim como o Colégio Florestal e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Para a diretora do IFPR, Ana Radis, foi uma oportunidade de mostrar como funciona o Instituto e que ele é totalmente gratuito, com chances de bolsas de estudos. “Para nós foi um momento impar, nós adoramos, estava muito bem organizada, bonita, movimentada e sentimos que é o momento de mostrar a instituição para muitos que ainda não conhecem”, observa.

“160 mil”

Quantidade aproximadas de pessoas que passaram na ExpoIrati, levantamento nas câmeras da Guarda Municipal, baseado no banco de dados das identificações realizadas.


Para o secretário de Indústria e Comércio de Irati, Marcelo Rodrigues, diz que não estavam esperando a proporção que chegou o evento, as pessoas abraçaram a ideia. “A ExpoIrati foi com esforços de todos, o prefeito foi muito feliz em montar essa equipe, colocar pessoas certas para administrar essa estrutura e com a ajuda dos empresários iratieses, que entenderam que era importante e que Irati vai entrar no rol das exposições, e este foi um grande passo com a primeira expo que ficará independente do gestor, a ExpoIrati veio para ficar. é importante essa união de esforços de todos porque ninguém faz nada sozinho. Esse evento é para Irati ter esse desenvolvimento do comércio local”, observa.
A ExpoIrati também teve atrações voltadas aos agricultores, com exposições de animais, cerca de 72 ovinos e caprinos, pôneis, cavalos de raça, bois, inclusive, um deles de 1.300 quilos, além de palestras, que tiveram uma grande participação dos produtores, cooperativas, empresas de máquinas agrícolas “A gente ve que o que o produtor precisa vai buscar fora, hoje tem aqui. A ExpoIrati, para nós que estamos recebendo os cumprimentos das pessoas de fora, já é um sucesso, e um marco da nossa cidade e da região”, destaca o secretário municipal de Agricultura, Raimundo Gnatkowski.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.