1ª ExpoIrati inicia com exposições e várias atrações para a população

Evento acontece no CT Willy Laars até domingo (07), e tem diversas atividades gratuitas

Jaqueline Lopes

Na tarde de quinta-feira (04), foi realizada a abertura da 1ª ExpoIrati, que deve movimentar o município nestes dias de festa no CT Willy Laars. Até o domingo (07), várias atrações estão programadas para a população prestigiar. O objetivo do evento é fomentar o comércio local, e cerca de 200 empresas estão participando.

A feira conta com exposição de produtos e serviços, atividades voltadas à agropecuária com a parte de tecnologia no agro, palestras para os agricultores, cafés, exposições de animais e muito mais. Ainda, haverá velocross, rodeio country, atividades esportivas, apresentações culturais, robôs, personagens e quatro shows nacionais. O iratiense Paulinho Pezak já animou a abertura da festa com muita música gaúcha.

Para o prefeito Jorge Derbli, a ExpoIrati é uma festa que veio para ficar. “Irati, com essa exposição, entra no rol do calendário estadual. E fico orgulhoso disso porque é uma festa diferente, com o rodeio country, shows nacionais, acredito que essa festa vai superar o rodeio em tudo, inclusive, em público, e também no fomento do nosso comércio”, comenta Derbli. “Quero agradecer a todos os secretários e funcionários da Prefeitura que estão cuidado da segurança, a cada um que colaborou de uma forma ou de outra”, completa o prefeito.

Vídeo: Jaime Kulit

A vice-prefeita Ieda Waydzik destaca que foi uma tarde emocionada, porque foi um desafio proposto pelo prefeito. Ela ainda relembra do frio na barriga quando começaram a falar em Expo, e quando visitaram a Expo Maringá para conhecer, e, assim, iniciar os preparativos. “Estou muito orgulhosa da nossa equipe, que realmente vestiu a camisa para que hoje tivéssemos essa festa tão bonita no nosso município. E mais orgulhosa ainda dos participantes que compraram a ideia, acreditaram nela e que seria um sucesso”, destaca.

O presidente da Câmara de Vereadores de Irati, Helio de Mello, comenta que a festa é uma oportunidade de todos exporem, além de incentivar o comércio. “Muito bom poder fazer parte deste momento da história do nosso município. Em um evento nessa envergadura, nesse porte, que vem alavancar o desenvolvimento da nossa cidade, e contemplar desde o menor até o grande empresário. É uma oportunidade dada a todos. A administração é feita para todos”, disse.

“A festa é uma vitrine da nossa cidade. É com grande satisfação que damos início a Primeira ExpoIrati”

Prefeito Jorge Derbli

Na abertura, estava presente o prefeito de Irati do estado de Santa Catarina, Neuri Meurer, e o vereador Renato Ritter. Meurer brincou com a coincidência dos nomes e contou como nasceu a história entre as duas cidades. Ainda, falou sobre a festa e o motivo da visita. “Parabéns prefeito Jorge e vice Ieda, esse tipo de evento faz com que a cidade se desenvolva, e os munícipes tenham a oportunidade de participar, gratuitamente, de um evento maravilhoso igual a esse. Estou aqui para poder deixar uma semente, uma proposta para que possamos nos visitar mais vezes, trocar experiências e ajudar a desenvolver os nossos municípios”, observa.

SENAC OFERECE WORKSHOP

O SESC/SENAC disponibilizou, em parceria com a Prefeitura, uma unidade móvel que oferece workshops gratuitos na área de gastronomia na ExpoIrati. Na abertura, houve a entrega da chave, e a administração agradeceu, publicamente, o investimento de mais de R$ 25 milhões que o Sistema Fecomércio está realizando no município, com uma construção moderna na BR-153, no bairro Ouro Verde. Sidnei Lopes de Oliveira, diretor regional do SENAC, comentou sobre esses investimentos. “Para o SENAC é uma honra participar desse momento, especialmente com uma unidade móvel para capacitação e treinamento das pessoas da cidade. Estamos investindo no município para que tenhamos uma unidade no nível e porte de Irati, e que toda a região merece”, conclui.

Vejas as imagens de como foi o evento de abertura.