3ª edição do concurso de trovas marca 15 anos do grupo Trovadores de Irati

“Estamos de braços abertos para receber todos. Aqui, a nossa arma é a poesia”, diz Luiza Fillus

Sthefany Brandalise

No sábado (17) o Clube do Comércio será palco de um evento especial em comemoração aos 15 anos do Grupo de Trovadores de Irati. A ocasião marcará a entrega da premiação do 3º Concurso de Trovas, um momento muito aguardado pelos amantes da poesia.


O concurso, que já se tornou uma tradição, este ano traz categorias que refletem a diversidade e a riqueza da trova, uma forma poética composta por quatro versos com sete sílabas poéticas. As categorias do concurso incluem: Nacional com tema Primavera; Estadual com tema Flores; Novo Trovador com tema Aniversário; e Humorística com tema Botão. Com mais de 400 trovas inscritas de todo o Brasil, apenas 44 foram selecionadas como finalistas, evidenciando a qualidade e a originalidade das composições enviadas.


A história do Grupo de Trovadores de Irati começou há 15 anos, inspirado por um convite do vice-presidente nacional da União Brasileira de Trovadores, em Maringá. “Hoje nós somos em umas 10 pessoas aqui, e estamos expandindo para os outros municípios da região. Resolvemos fazer o concurso para comemorar os 15 anos do grupo de trovadores”, comenta Luiza Fillus, presidente da União Brasileia de Trovas (UBT) – Seção de Irati.


A programação do sábado começa às 9h, com a recepção, o Hino dos Trovadores e Oração de São Francisco no acordeon com a trovadora Silvia Maria Svereda e a apresentação das novas delegadas da UBT de Inácio Martins, Rebouças, Guarapuava e Imbituva. Às 9h30 acontece a oficina de trovas ministrada pela trovadora Maria Helena Oliveira Costa. Já no período da tarde, às 13h30, acontece uma apresentação de ballet, uma oração ecumênica feita em trovas, a entrega de certificados e, para encerrar com chave de ouro, um bolo comemorativo dos 15 anos do grupo.


“Além de ser uma forma literária de grande valor, a trova também é uma maneira de criar laços e fazer amigos. Nossa frase inclusive é ‘A Trova Faz Amigos’”, comenta Luiza.


O evento é gratuito e aberto ao público. Para os interessados em conhecer mais sobre a trova ou em participar das atividades do dia, o convite está feito: “estamos de braços abertos para receber todos que queiram participar. Aqui, a nossa arma é a poesia”, diz Luiza.

Vejo um bailado entre as flores,
alegrando os dias meus,
borboletas, luz e cores,
são presentes do meu Deus.

Caterina Balsano Gaioski – Irati – PR

Com barriga avantajada,
a calça logo arrebenta,
e sempre desabotoada,
pois nenhum botão aguenta.

Silvia Maria Svereda – Irati – PR
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.