5ª Polskie Smaki exalta cultura e tradição polonesa em São Mateus do Sul
Evento ofereceu aos participantes uma experiência completa de lazer, cultura e gastronomia típica
Sthefany Brandalise
No último sábado (31), São Mateus do Sul sediou a 5ª edição da Polskie Smaki, a maior feira gastronômica e cultural do Paraná voltada à comunidade polonesa. O evento, organizado pelo Grupo Folclórico Polonês Karolinka e pelo Rotary Club de São Mateus do Sul, em parceria com a prefeitura e diversas entidades locais, reuniu centenas de pessoas para celebrar a rica herança polonesa presente na cidade.
A Polskie Smaki ofereceu aos participantes uma experiência completa de lazer e cultura, onde puderam saborear pratos autênticos da culinária polonesa. Além das delícias gastronômicas, o evento contou com desfiles de 12 grupos folclóricos de São Mateus do Sul e de outras regiões, além de apresentações culturais, incluindo corais e danças tradicionais polonesas.
Marta Olkowska, Cônsul Geral, destacou o papel de São Mateus do Sul como importante núcleo da cultura polonesa no Paraná. “Nós temos uma cultura muito rica, e São Mateus do Sul conseguiu captar essa vontade de mostrarmos o que é Polônia e o nosso folclore. O Consulado apoia essa festa desde o início, e nós aceitamos a ideia de São Mateus do Sul ser a capital dos poloneses no Paraná. Por isso estamos aqui hoje, aqui fechando um mês dedicado à cultura polonesa”, diz.
Carlos Roberto Chaves, secretário de Educação e Cultura, enfatizou o crescimento contínuo do evento e sua importância para a região. “É um evento que tem crescido cada vez mais. Nós temos recebido aqui vários grupos de outros estados e comunidades que vêm prestigiar. Para nós é um motivo de orgulho, porque temos toda a tradição da região, onde nós recebemos imigrantes que vieram da Polônia pra cá e aqui lavraram a terra. Nós temos hoje uma cidade maravilhosa, uma cidade que recebe bem os seus turistas. E nós temos que manter essa cultura sempre pujante, porque ela traz o turismo para toda a região”, afirma.
O presidente do Grupo Karolinka, Irio Miguel Brongiel Janosli, destaca que “a importância pra nós é porque foi nós que criamos, foi ideia nossa reunir os grupos e fazer o festival de folclore. Nesse ano nós tivemos o desfile o grupo Carpe Dien, de moto turismo que tem no país inteiro. Isso mostra que o evento só está crescendo, e é isso que queremos”, diz.
Crisanto Cavalcanti, presidente da Braspol de São Mateus do Sul, diz que o evento é fruto de um esforço coletivo para manter viva a tradição polonesa na região. “Em São Mateus estima-se que a nossa população, entre 70% a 75%, é descendente de polonês, e a cidade sempre demonstrou esse potencial cultural polonês que precisava ser explorado. Para isso, criou-se a Braspol, que começou a trabalhar muito. Aí criamos o grupo Karolinka, o programa de rádio, entre outros. Hoje nós estamos vivendo muito a cultura, que aconteceu durante todo o mês de agosto, que é o mês Polonês. E a gente criou esse Mês Polonês para que todas as entidades possam se envolver e promover atividades.
Fernando Lopes, presidente do Rotary Clube de São Mateus do Sul. “Então essa festa é para divulgar a cultura, a culinária, toda a cultura polonesa para o Paraná, para o Brasil. A gente quer transformar essa festa em uma festa gigante. Nós trazemos muito a culinária, temos vários pratos poloneses para experimentar. Tem também o festival cultural, que a gente apresenta as danças, a cultura. Cada vez mais a gente quer trabalhar para que essa festa se popularize, que ela esteja dentro das maiores festas da cultura polonesa do Brasil.