A partir deste mês, mudanças no trânsito passam a valer em Imbituva

Redação A reorganização do trânsito no quadro urbano, em Imbituva, começou a valer essa semana a partir da segunda-feira (1º).

Redação

A reorganização do trânsito no quadro urbano, em Imbituva, começou a valer essa semana a partir da segunda-feira (1º). A etapa de mudança nos sentidos das ruas já foi concluída. A iniciativa foi tomada após pedidos de vereadores, secretários, comerciantes e também motoristas, para melhorar a circulação de veículos.
As ruas que tiveram alteração de sentido foram: Rua Eugênio Lejambre, Padre Thomaz Kânia, Benjamin Constant, Joaquim Gaspar, Antonio Lourenço, Capitão Edson Graeser, Travessa Antonio Emilio Pontarolo.
No período da manhã de segunda-feira (1º), uma equipe de funcionários esteve fixando as placas com o novo sentido que deverá ser feito pelos condutores. Por meio do Facebook, a prefeitura emitiu uma nota na qual pediu atenção aos motoristas e pedestres. “Fique atento à sinalização. Olhe, observe! O respeito, bom senso e o cuidado com o próximo precisam prevalecer neste processo de mudança. Ajude a informar seus amigos, parentes e vizinhos sobre o sentido das ruas”, dizia a publicação.
De acordo com o vice- prefeito de Imbituva, Zaqueu Bobato, “foram mudadas as ruas, foi feita uma sinalização com banners e com as placas. Tudo devidamente sinalizado. A gente já está percebendo como foi positiva a mudança, a fluidez do trânsito é outra”.


Outro fator motivador das mudanças é o caso do transporte escolar no Colégio Estadual Santo Antônio. A rua ficava trancada com os ônibus estacionados nos dois sentidos, e, isso inviabiliza a fluidez do trânsito e colocava em risco a vida dos alunos. “Com a reorganização percebemos que sobretudo em frente ao colégio, mudou 100% o trânsito”, aponta Zaqueu.
Todas as ruas propostas estão com mão única e será dado um prazo entre duas e três semanas para a população se acostumar. “A gente fez uma ampla divulgação nas redes sociais, com material impresso e nas rádios. Vamos dar esse prazo para que as pessoas conversem, procurem informação e, a partir daí, a gente vai começar a fiscalizar com a Polícia Militar as questões de imprudência”, destaca.
Para Bobato, Imbituva cresceu e se expandiu nos últimos anos. “As mudanças precisavam ser feitas e elas vão ser. Vamos continuar fazendo. Para começar pelo trânsito, não tem como continuar da forma como se comportava há vinte anos atrás. A realidade é outra, exige prudência e sobretudo um plano de ação. Nós vamos estar executando essas mudanças e intensificando durante a gestão”, assegura.
O vice-prefeito ainda falou sobre a etapa de construção de lombadas e travessias elevadas, segundo ele essas obras foram para licitação. “Eu acredito que vai ficar para o mês de janeiro, mas já está sendo licitado, está tudo certo”. Serão construídos 26 pontos de lombadas e travessias.

Foto: Assessoria