Ações do “Agosto Azul” são realizadas em Unidades de Saúde de Prudentópolis

O objetivo da campanha é alertar o homem sobre os cuidados com a saúde e prevenção, fazendo com que ele cuide de seu bem-estar de maneira periódica

Durante o mês de agosto são realizadas, em todo o Paraná, ações voltadas a prevenção e cuidados da saúde do homem com a campanha ‘’Agosto Azul”. Em Prudentópolis, as atividades estão sendo promovidas por meio das unidades de saúde. Na data das ações, são realizadas triagens como rastreamento de câncer e doenças crônicas, testes rápidos, vacinas e atualização do cadastro. O homem também pode agendar atendimentos na sua unidade de referência.

A atuação já foi realizada nas unidades de Patos Velhos, Papanduva de Cima, Vila Mariana, Ronda, Marcondes, Vila da Luz e, nos próximos dias, será feita nas localidades de Parana, Piquiri, Jardim Delmira, Cachoeirinha, Papanduva de Baixo.

Nos locais de atendimento, as equipes fazem testes rápidos para sífilis, hepatites virais e HIV, além de vacinação, rastreamento de hipertensão, diabetes, câncer de pele e próstata. A coordenadora da atenção primária à saúde, Camila Szymanski Tluski Siqueira, faz um balanço da campanha até o momento. “Esse é o segundo ano que realizamos a campanha de maneira mais intensa e verificamos uma boa adesão dos homens que procuram o serviço, eles se sentem satisfeitos de um atendimento personalizado para sua saúde e com a recepção que recebem nas unidades de saúde”, conta Camila.

Em 2018, as ações foram em parceria com as empresas do município e foi averiguada, uma grande adesão, com um bom número de diagnósticos e preventivos. “É importante salientar que o homem que procura nossas unidades de saúde, passa pelo atendimento do enfermeiro, médico e são realizados os encaminhamentos de exame no mesmo momento”, conclui a coordenadora.

AGOSTO AZUL – LEI ESTADUAL

Em 2012, foi instituído no estado do Paraná que o mês de agosto seria dedicado à realização de ações para incentivar a prevenção e a promoção da saúde do homem (Lei estadual n°17.099, de 28 de março de 2012), sendo instituído como símbolo do mês “Agosto Azul” uma gravata borboleta na cor azul, incentivando para que no mês, o Poder Público, em parceria com a iniciativa privada e com entidades civis, realize campanhas de esclarecimentos, exames e outras ações educativas e preventivas visando à saúde do homem, priorizando: cardiologia, urologia – câncer de próstata, saúde mental e pneumologia.