Alexandre Curi entrega novas moradias para 42 famílias de Guamiranga
Com paredes, piso e laje em concreto, esta é a primeira leva de casas construídas neste formato em um conjunto habitacional na região da Amcespar
Karina Ludvichak
Graças a uma parceria firmada em 2022 entre a Prefeitura de Guamiranga, Caixa Econômica Federal e Governo do Estado, o deputado estadual Alexandre Curi entregou na manhã da quinta-feira (29) a tão sonhada casa própria à 42 famílias contempladas pelo projeto do novo conjunto habitacional no município.
Com um investimento aproximado de R$ 5 milhões, as moradias trazem um novo modelo de construção, que oferece mais qualidade e segurança na estrutura. Com as paredes, piso e laje em concreto, as casas localizadas no Loteamento Pé da Serra, na comunidade de Queimadas, são as primeiras construídas neste formato em um conjunto habitacional na região da Amcespar.
Por conta do período eleitoral o prefeito Marcelo Leite, que está concorrendo ao pleito em busca da reeleição em 2024, não pode participar da entrega das novas moradias, por isso o deputado Alexandre se encarregou de fazer a entrega simbólica das casas durante cerimônia de inauguração do conjunto habitacional. “As famílias não podem esperar porque é o período eleitoral. O prefeito não pode participar pela regra eleitoral, mas as famílias querem entrar na sua casa. Então eu fiz questão de vir aqui, mesmo sendo período eleitoral, para fazer a entrega dessas chaves para essas famílias que há anos estão sonhando em deixar de pagar o aluguel”, disse Curi.
Na ocasião, Curi destacou, também, que se orgulha de ser um deputado municipalista e conseguir atender cerca de 200 municípios no Paraná levando novos investimentos à população de cada um. Eleito como o deputado mais votado do estado, em 2025 Curi assume a presidência da Assembleia Legislativa. “É uma honra ser eleito, por unanimidade, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, e é também uma grande responsabilidade. Mas nós vamos avançar em termos atuais, como transparência, como sustentabilidade, inovação, e continuar sendo a única Assembleia do Brasil que devolve 30% do seu orçamento todos os anos. O ano passado nós devolvemos R$ 450 milhões de reais, o ano de 2025 nós queremos chegar a meio bilhão de reais”, enfatizou.
HABITAÇÃO
A secretária da Assistência Social de Guamiranga, Marcia Schaiane, explica que a seleção das famílias contempladas foi feita diretamente “pela Cohapar, a partir de um pré-cadastro. As famílias passaram por uma triagem”, na qual foram selecionadas aquelas que já tinham um processo para receber casas através de programas e atendiam aos critérios estabelecidos no projeto.
A engenheira Suelen Maia, atual secretária da Administração de Guamiranga, conta que as casas foram construídas em um modelo inovador, muito utilizado em grandes cidades atualmente, e são feitas no “sistema radier. É como se fosse uma laje, só que no chão. É uma fundação que exige uma compactação melhor do terreno, então na base do terreno é feito esse radier. E a partir daí são feitas as paredes, que são totalmente concretadas. Também não tem pilar e viga, ela é uma malha inteira em concreto”, explica.
Além de proporcionar uma boa segurança estrutural e possuir uma grande capacidade de isolamento térmico, um dos pontos positivos deste tipo de construção é o tempo de execução da obra. “Aqui a gente conseguiu terminar dentro de um ano e alguns meses. Geralmente, se fosse um sistema convencional de alvenaria, esse tempo se estenderia muito por conta da mão de obra”, destaca Suelen.