Alunos do 1º e 2º ano de Rio Azul recebem novos livros didáticos

Material será utilizado em sala de aula e para as tarefas das crianças

Jaqueline Lopes

Todos os alunos do 1º e 2º Ano de Rio Azul, da área urbana e rural, recebem novos livros didáticos para serem trabalhados em sala de aula, além de um material exclusivo para as tarefas de casa. Os kits foram comprados pensando em melhorar ainda mais o ensino básico do município.

Cada aluno vai receber uma caixa com os materiais, e cada ano tem o kit exclusivo. O material inclui livros de quase todas as matérias, exceto Educação Física e Ensino Religioso, apostila para fazer as tarefas em casa, uma agenda diferente para anotações e livros de histórias infantis. Há também um de Matemática Financeira, que vai dar à criança a oportunidade de aprender a trabalhar com o dinheiro desde pequena.

O kit contempla um material exclusivo para o professor, que já trabalham em sala com os materiais, mas primeiro passaram por um curso. De acordo com a pedagoga de Rio Azul, Patricia Martins Budziak, a empresa que vendeu os livros ofereceu o curso gratuitamente, e após esse um dia de explicação, os professores já poderiam utilizar em sala.

“Queremos, neste momento, sanar o futuro, ou seja, vamos melhorar a base da educação para que no futuro nós tenhamos uma garantia de qualidade” – Secretaria Adriana Petreski Plodoviski Rymsza

Segundo ela, cada professor vai ter acesso ao material separadamente, e poderá ser usado para preparar as aulas. Este é mais um complemento para a sala de aula. “Vai facilitar o planejamento do professor, vai ajudar ainda mais. No dia a dia do professor, geralmente, faz Xerox. Agora, vai estar pronto, é menos trabalho para o professor, além de ser mais colorido, mais alegre, mais atrativo para as crianças”, observa Patricia.

O investimento para a aquisição foi de R$ 130 mil, pela Secretaria de Educação. Devido à pandemia, os alunos ficaram em casa por mais de um ano e meio, e agora a aprendizagem precisa de um reforço, estes livros serão um complemento do material já utilizado em sala. “Quando iniciamos a compra desse material foi nesse pensamento: melhorar a educação básica. Esse material que as crianças estão recebendo é de nível de escola particular. É um kit de qualidade para se trabalhar em sala de aula. É garantia de educação, de melhoria na educação dos nossos munícipes”, comenta a secretária da pasta, Adriana Petreski Plodoviski Rymsza.

Para a diretora da Escola Municipal Vanda Hessel, Andréa Surmacz Valentim, esse material “com certeza vem muito para complementar a aprendizagem das crianças, pois com a pandemia sabemos que acabou sendo prejudicado. Esse material é bem colorido, tem muita coisa legal que vai chamar a atenção das crianças. Só na nossa escola 182 alunos foram contemplados”.

Monik Andressa Gaioski, também pedagoga, diz que o diferencial dos livros já chamou a atenção dos alunos. “É tudo ilustrado, colorido, é um material que, com certeza, as crianças amaram e os professores também”, disse. Ela ainda explica que para chegar ao kit comprado, tudo foi apresentado aos professores e equipe da educação, como houve a aprovação, a Secretaria fez a aquisição. “É um material muito bom, muito bem pensado e vai ajudar bastante na educação”, destaca.