Após aprovação do BPMOA, Imbituva vai iniciar construção do heliporto

Ele será construído no pátio do Pronto Atendimento Municipal

Esther Kremer

No dia 08 de julho, o vice-prefeito de Imbituva, Zaqueu Bobato, o Capitão do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (Bpmoa), João Gustavo Araújo Carneiro, o coordenador do Pronto Atendimento (PA) de Imbituva, Valdenei Menon, e Diego Bobato, do setor de engenharia, realizaram diversos testes de aterrissagem para saber se o local escolhido, pátio do PA, está apto para receber o heliporto. Com a aprovação concedida, o município deve iniciar as obras ainda no mês de julho.

O principal objetivo é salvar vidas e dar mais agilidade no processo de transferência de casos graves e urgentes no município. “Para nós é um motivo de muita alegria, ter esta aprovação, começar a construir o heliporto é pensar no bem-estar da nossa população”, disse o vice-prefeito.

Segundo Bobato, já existe o aval do prefeito Celso Kubaski e também de empresários imbituvenses que irão ajudar no processo. “Nós vamos organizar uma pista de pouso com toda a estrutura necessária e isso vai trazer um resultado ainda mais efetivo no que diz respeito a salvar vidas. O SAMU tem feito um trabalho incrível nesta questão e nós teremos um ganho muito importante”, comenta.

Agora, o paciente sai do PA, segue direto para a aeronave e será transportado para os locais com atendimento de urgência e emergência. Não será preciso realizar a intubação e deslocar o mesmo até um outro espaço para realizar o transporte.

“Agradecemos ao Capitão Carneiro, ao Major Alexandre Creplive Zem e todos os envolvidos por este empenho, pelo auxílio que tem nos ofertado para legalizar este heliporto e conseguir mais agilidade no atendimento”, disse Zaqueu.

O Capitão Carneiro explica que ter um heliporto na cidade é um dos principais caminhos para que se possa salvar vidas com mais tempo. “Esta atitude traz conforto, segurança e agilidade no atendimento dos pacientes, para nós é uma satisfação dar este apoio, trazer a aeronave para fazer as verificações necessárias”, disse.

Ainda, segundo o capitão, os outros municípios da região deveriam seguir os mesmos passos e trazer um heliporto para melhorar os atendimentos. “O município de Imbituva está de parabéns pela iniciativa, que sirva de exemplo para todos os outros que tiverem esta possibilidade, é importante demais para a cidade”, finaliza o capitão.