Associação dos Colaboradores do Meio Ambiente recebe equipamentos

Daniela Valenga

A prefeitura de Fernandes Pinheiro entregou novos equipamentos para a Associação dos Colaboradores do Meio Ambiente de Fernandes Pinheiro (ASCOMAFP). O investimento total foi de R$48.500,00. A associação realiza a coleta semanalmente do lixo reciclável nas áreas rurais e urbanas do município.
A ASCOMAFP foi beneficiada com diversos equipamentos, como carrinho plataforma, balança eletromecânica, elevador para cargas, esteira transportadora, e prensa enfardadeira. A entrega ocorreu no dia 11 de abril.
Luciele Aparecida Scheidt, Diretora do Departamento de Meio Ambiente da prefeitura, conta que a associação trabalhava com uma esteira antiga e uma prensa emprestada. “A prefeitura observou a necessidade de facilitar e agilizar o trabalho, e teve a iniciativa de comprar os equipamentos”, relata Luciele. A Secretária de Meio Ambiente foi responsável por realizar a cotação e licitação dos equipamentos, sendo que três empresas foram vencedoras e responsáveis pela entrega.

“A prefeitura tem essa parceria há cinco anos porque é uma forma de incentivar o trabalho de quem participa da associação e ajudar a preservar o meio-ambiente” – Luciele Aparecida Scheidt

“A prefeitura tem essa parceria há cinco anos porque é uma forma de incentivar o trabalho de quem participa da associação e ajudar a preservar o meio-ambiente”, destaca Luciele. A diretora do departamento aponta que a atuação da ASCOMAFP mantém a cidade mais limpa. “Como a associação atua há cinco anos, a população já sabe como separar o lixo reciclável do orgânico”, exemplifica.

ASCOMAFP
A Associação foi criada em 2017 no município. “Foi uma ideia que surgiu do presidente da associação com a prefeita”, lembra Luciele. Naquele momento, já existiam pessoas que trabalhavam com a coleta de materiais recicláveis no município, mas nenhuma associação que centralizasse a atuação e demandas.
“Quando foi criado a associação, eles usavam outras formas de coleta, a prefeitura deu o apoio para que houvesse cursos e apoios para facilitar o trabalho”, descreve Luciele. A partir da criação, o Provopar estadual deu cursos de capacitação e o Instituto das Águas enviou um caminhão para a coleta do lixo reciclável.
Outros auxílios que a ASCOMAFP recebeu da prefeitura foram o barracão fechado, com 325,00m², materiais para trabalho, Equipamento de Proteção Individual (EPIs) e outros equipamentos conforme necessidades que surgiam.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.