Aulas nos CMEIs de Imbituva estão suspensa por casos confirmados e suspeitas de Covid-19

Kauana Neitzel

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Imbituva suspendeu as aulas nas seis CMEIs (Centro Municipal De Educação Infantil) do município, com apenas uma semana e meia de retorno das atividades. De acordo com o secretário municipal de educação e vice-prefeito, Zaqueu Bobato, diversos pais tiveram que procurar uma unidade de saúde com os filhos sintomáticos.

“Temos 622 alunos nesse CMEIs e nos últimos dias, com apenas uma semana e meia de aula, nós tivemos 139 crianças dando entrada no pronto atendimento com sintomas de diarreia, vômito e tosse. Por precaução, são sintomas de Covid. Independente, pode ser uma virose ou também pode ser Covid”, explicou Zaqueu.

“Então a gente achou prudente suspender as aulas”, finalizou o secretário. A previsão para o retorno das aulas é na próxima segunda-feira, dia 8 de novembro.

O comunicado publicado no Facebook da Secretaria de Educação diz: “infelizmente, houve aumento significativo de sintomas gripais nos pequeninos, bem como, isolamentos de funcionários e alunos. O dia-dia nos CMEIs exige um contato direto (trocar fralda, dar banho, pegar no colo para acalmar o choro, alimentar na boquinha). Enfim, os casos de alunos adoecidos nos preocuparam e sensibilizaram-nos a tomar esta medida”.

CMEIs (com sintomas):

Algodão Doce: 23 alunos e 1 estagiária.

Anjo da Guarda: 32 crianças e 1 funcionária.

Espaço de Vida: 19 crianças.

Estrela Guia: 11 crianças.

Pequenos Pensadores: 25 crianças.

Sementes do Saber: 29 crianças 2 Estagiárias.

Comunicado publicado na sexta-feira (29) anunciando a suspensão das aulas no CMEIs:

OFÍCIO CIRCULAR Nº 11/2021

De acordo com as orientações recebidas da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Imbituva-PR, vem por meio deste, comunicar que as aulas presenciais dos Centros Municipais de Educação Infantil serão suspensas a partir do dia 29/10/2021 (período vespertino), com retorno previsto para o dia 08/11/2021.

Ressaltamos que essa medida preventiva deu-se devido ao grande indice de ocorrências de casos suspeitos ou confirmados entre funcionários e alunos dos CMEIS, considerando as faixas etárias que não utilizam máscara, bem como, o distanciamento social, o qual não é passível de controle, pois há o contato direto entre o profissional e a criança, seja no momento da alimentação ou da higiene.

Atenciosamente.

Zaqueu Luiz Bobato

Decr. n° 5869/21 de 01/01/2021 Secretário Municipal de Educação e Cultura

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.