Aventador, o gigante Percheron da Fazenda Derbli, é eleito maior cavalo do Brasil na Expointer
Com 1,80 m de altura e 970 kg, Aventador se destaca como o cavalo mais alto e pesado do Brasil
Sthefany Brandalise, com reportagem de Nilton Pabis
Aventador, o maior cavalo Percheron do Brasil, é o orgulho da Fazenda Derbli, especialmente do criador Jorge Derbli. Com 1,80 metros de altura e 970 kg, o animal foi eleito o cavalo mais pesado e alto do Brasil. Recentemente, brilhou na Expointer, onde conquistou o primeiro lugar na categoria de machos até cinco anos, destacando-se como um dos principais exemplares da raça no país.
Derbli celebra essa conquista. “É uma satisfação para nós da Fazenda Derbli, que estamos criando o quarto de milha e cavalo Percheron. Esse cavalo é o cavalo mais alto do Brasil no momento, ele tem 1.80m e 970kg e foi eleito o maior e mais pesado cavalo do Brasil. Ele esteve na Expointer, na categoria de machos até cinco anos ele ficou em primeiro lugar. É um cavalo novo, e hoje é o garanhão titular, digamos assim, da fazenda. Ele é um cavalo muito dócil, muito manso e é uma raça que veio da França e aqui no Brasil agora está difundido. É um cavalo que ainda promete muito, que deve crescer mais ainda e ficar ainda mais pesado”, afirma.
A raça Percheron, originária da França, está se tornando mais difundida no Brasil, com características distintas, como a pelagem tordilha ou preta. “A raça percheron tem dois pelos para ser o cavalo puro, ou preto, ou tordilho. E com o tempo, alguns tordilhos vem com a pelagem branca. Mas o Aventador é tordilho negro. Ele está mais esbranquiçado, mas ainda é tordilho negro”, afirma Derbli.
Derbli comenta sobre o cuidado necessário para manter um cavalo dessa magnitude. “O percheron come um pouquinho mais que o outro, em torno de uns 12 kg de ração por dia. Nós temos um manejo muito bom, o pelo tem que escovar todo dia, botar uma capa para dormir e o pelo ficar bem macio. Quem tem criação, tem que cuidar. Não adianta ter só quantidade, tem que ter qualidade e zelar por isso, essa é a ideologia nossa aqui. Ele não fica o dia inteiro fechado, ele é solto no piquete, e tem que conviver com a natureza, como é de praxe dos animais. A gente não pode querer confinar eles. Esse cavalo é dócil e manso, mas para isso tem que cuidar bem”, disse Derbli.
A raça percheron é destaque em todas as exposições que participa, como afirma o criador. “Esse cavalo é um cavalo de destaque. Nas exposições que a gente vai, a hora que os cavalos saem para o julgamento, o público realmente para pra ver. É um cavalo de destaque, são animais de grande porte, com estrutura e de muita força”.
Além de Aventador, Derbli destaca a égua Isis, outro sucesso da criação. Ela foi campeã enfrentando concorrência até da Argentina. “Isis também foi campeã esse ano, e foi a número um. Ela participou, inclusive, com éguas da Argentina”, finaliza.