Barracão para uso de Cooperativa é entregue em Imbituva

Com o novo espaço, a Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar de Ivaí, poderá processar seus alimentos, podendo assim, implantar seus produtos nos mercados de Imbituva e região

A Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável, voltada a agricultura familiar, possui, desde a última quinta-feira, 25, um novo espaço de armazenamento e beneficiamento de frutas e vegetais em Imbituva. A entidade, que atua desde 2010, atende produtores de diversos municípios da região.

O barracão, onde será instalada a unidade, de beneficiamento foi cedido pela Prefeitura Municipal. O imóvel contém 1242,82 m², com uma câmera de congelamento de frutas, duas câmeras de resfriamento e uma máquina classificatória de frutas.

A concessão dá direito para a cooperativa pelo uso de 15 anos do local, gratuitamente, podendo esse prazo ser prorrogado. O vice-prefeito de Imbituva, Geraldo Rocha, explica como surgiu a parceria. “Fomos procurados pela presidente da cooperativa, que demonstrou interesse em utilizar esse espaço, até então sem uso, para ampliar os negócios da COODESAFI, oferecendo aos seus cooperados um local para armazenamento e beneficiamento, não só para os produtores de Imbituva, mas também de cidades vizinhas”, destaca Geraldo.

Após o contato, o executivo municipal iniciou as tratativas legais, encaminhando a Câmara Municipal de Imbituva, o projeto, que originou a Lei n°1647/2017, que autorizou a concessão de uso de direito real imóvel do uso do imóvel e benfeitorias para a Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar de Ivaí, que hoje mantêm uma filial em Imbituva.

Com o novo barracão, a cooperativa, poderá processar seus alimentos, podendo assim, implantar seus produtos nos mercados de Imbituva e região, além dos projetos em andamento, que a instituição atende, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Programa de Aquisição de Alimentos.

A meta, com esse novo imóvel é o armazenamento de mais de 60 variedades de frutas, verduras, tubérculos e temperos, comercialização de mel, doces, suco de uva, panificados e mandioca descascada das agroindústrias familiares e o beneficiamento de verduras, legumes e frutas.

A Presidente da COODESAFI, Claudia Regina dos Santos, conta um pouco da alegria da nova conquista. “Uma oportunidade enorme que surgiu, resultado de um trabalho que vem sendo construído diariamente, a conquista de ter uma unidade de armazenamento, que trará benefícioaos agricultores e municípios da nossa região, pois poderemos processar os alimentos, vindo da agricultura familiar,destacando o diferencial, pela conscientização do pequeno produtor, cuidado maior com o solo, uso de agrotóxicos e o meio que vive. Poderemos ofertar assim, nossos alimentos ao mercado, tendo uma linha de produto higienizado e processado, que facilitará o consumo e ampliará a qualidade de vida das pessoas”, destaca Claudia.

Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar de Ivaí

A organização, foi fundada em 2010, com 24 produtores, com a Associação de agricultores de Lageado e comunidade Negra de Rio do Meio de Ivaí,hoje conta com 125 cooperados de 6 municípios: Ivaí, Imbituva, Guamiranga, Prudentópolis, Ipiranga e Cândido de Abreu.

A COODESAFI, atua no mercado institucional da região, no PNAE- Municipal de Ivaí, Imbituva e Irati, além do PNAE estadual de Ivaí, Imbituva, Ipiranga e Ponta grossa, distribuindo alimentos também através do PAA para três unidades do exército de Ponta Grossa.