Boletim da Covid-19 será divulgado quinzenalmente

Objetivo é divulgar os dados epidemiológicos de forma mais ampla, será possível acompanhar a evolução da doença na região

A 4ª Regional de Saúde informou que desde quarta-feira (14), a divulgação do boletim informativo da Covid-19 será quinzenal. O objetivo é divulgar os dados epidemiológicos de forma mais ampla, assim, será possível acompanhar a evolução da doença na região, para monitorar e difundir o conhecimento a população.

A Vigilância Epidemiológica da 4ª Regional de Saúde realizou o monitoramento dos casos confirmados e de todos os dados relativos aos suspeitos, os que foram descartados e confirmados, desde o início da pandemia. No entanto, a vigilância preferiu não elaborar um Boletim Regional, já que os dados eram obtidos de fontes diversas, por isso optou-se em manter a divulgação apenas pelo Boletim Oficial do Estado e dos Boletins Municipais.

O NOTIFICA-COVID será a fonte utilizada para divulgar os dados regionais, trata-se de um sistema estadual de notificação dos casos suspeitos e condensados por semana epidemiológica. Esta divulgação será feita em parceria com a Unicentro – Projeto de ações extensionistas de prevenção e assistência no combate à pandemia do novo coronavírus.

O boletim divulgará os seguintes dados: número de casos confirmados da regional e dos municípios; faixa etária; sexo; raça/cor; principais sintomas; fatores de risco; critério diagnóstico; número de casos por semana epidemiológica; média móvel de casos confirmados; casos novos por municípios; número de óbitos por município; coeficiente de mortalidade; fatores de risco em relação aos óbitos; taxa de letalidade por município; taxa de letalidade por faixa etária e ocupação dos leitos de Covid-19.

A 4ª Regional de Saúde tem 986 casos confirmados da doença, 841 recuperados e 10103 notificados. Na sequência, o município com maior número de casos para o com menor número: Irati (390); Imbituva (318); Mallet (78); Rio Azul (44); Teixeira Soares (34); Rebouças (34); Fernandes Pinheiro (33); Guamiranga (29); Inácio Martins (26). O município de Prudentópolis não está dentro de 4ª Regional de Saúde, está entre os municípios da Amcespar, por isso não entrará neste quadro de divulgação.

A regional tem 30 óbitos causados pela Covid-19, sendo que, Imbituva registrou 13 mortes pela doença; Irati teve 11; Mallet e Rebouças duas em cada município; Teixeira Soares e Fernandes Pinheiro uma em cada município; Rio Azul, Guamiranga e Inácio Martins não registraram óbitos pela doença.