Campanha contra Gripe e Sarampo tem baixa procura em Irati

Jaqueline Lopes e Assessoria

Encerra nesta semana, na sexta-feira (03), a Campanha Nacional de Vacinação contra influenza e Sarampo. Nas duas modalidades a adesão está baixa em Irati. A cobertura vacinal geral dos grupos prioritários para influenza está em 54%, dados que preocupam a Secretaria de Saúde. Já de Sarampo apenas 43% das crianças foram imunizadas no município.

De acordo com a enfermeira chefe da epidemiologia, Denise Homiak Fernandes, os dados preocupam a secretaria de saúde, pois significa que um grande número da população, que já é mais suscetível e vulnerável a ter sérias complicações está desprotegido, o que pode levar a temer futuros óbitos por influenza. Além disso, a entrada do inverno e a grande quantidade de vírus que provocam sintomas respiratórios circulando na nossa região também são preocupantes para o setor.

Já a campanha do sarampo, todas as crianças entre 6 meses e 4 anos deveriam receber a dose, porém apenas 43% das foram imunizadas, “fato que acaba deixando os chamados “bolsões de suscetíveis”, ou seja, local onde tem muita gente desprotegida, que propicia a reentrada do vírus e consequente identificação de novos casos da doença”, disse Denise.

Assista à entrevista com a Enfermeira Denise.

Vídeo: Folha de Irati

VACINAÇÃO COVID

Em relação à vacinação contra a Covid-19, foi identificado que na população geral acima de 5 anos, cerca de 3000 pessoas (5,97 %) não tomaram a segunda dose da vacina e por volta de 15.000 (34,08%) não receberamo reforço 1. Na população específica acima de 60 anos, cerca de 2 000 (9,10%) não tomaram o reforço 1 e mais de 6000 (59,39%) não tomaram o reforço 2.

Portanto, a Secretaria de Saúde alerta, mais uma vez, a população que não está com esquema vacinal em dia, que procurem atualizar, pois a aliança entre a vacinação, hábitos como etiqueta respiratória, higiene das mãos, uso de máscara e isolamento no caso dos pacientes com sintomas gripais, são a chave de sucesso para vencermos mais esta fase de aumento de casos, tanto de Covid como de infecção respiratória provocada por outros vírus.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.