Campanha de vacinação contra gripe será diferente este ano

Público alvo é ampliado e oferta de vacina para crianças e gestantes inicia na quarta (10)

A 21ª campanha nacional de vacinação contra a influenza (gripe) será diferenciada neste ano. A primeira mudança é com relação ao público alvo. Em 2019, além dos grupos já conhecidos, a faixa etária das crianças foi ampliada: será realizada dos seis meses de vida até cinco anos 11 meses e 29 dias. Nos anos anteriores, a idade máxima era de quatro anos 11 meses e 29 dias.

Com esta ampliação, a população a ser vacinada no município de Irati chega próximo a 16 mil pessoas. A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário.

Outra mudança é o período de oferta da vacina. Para as crianças e as gestantes a vacina estará disponível desde o dia 10 de abril, e para os demais grupos, a partir de 22 de abril.

Além da vacina da gripe estarão disponíveis nas salas de vacinação todas as demais vacinas do calendário básico de vacinação, a fim de colocar em dia alguma dose que porventura esteja em atraso.

QUEM DEVE SE VACINAR

A vacinação contra a gripe estabelece grupos específicos que obrigatoriamente devem receber a dose.

Crianças de seis meses a menos de seis anos e gestantes, a partir do próximo dia 10. A partir do dia 22 deste mês, as vacinas estarão disponíveis para idosos com 60 anos ou mais, mulheres com até 45 dias pós parto, doentes crônicos, trabalhadores de saúde, população indígena, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional e professores de escolas públicas e particulares.

Informações pelo telefone 3907 3155.