Campanha do Agasalho precisa de doações em Irati e municípios da região

Várias ações estão sendo realizadas nas cidades da Amcespar para ajudar aqueles que mais precisam

Jaqueline Lopes, com colaboração de Ester Kremer

Com a chegada do frio, a procura por roupas aumenta em todos os lugares, mas aqueles que não têm condições precisam buscar os locais que oferecem doações. Para ajudar, as entidades promovem a Campanha do Agasalho para arrecadação de peças de inverno, mas a situação está complicada e é preciso de doações.

As roupas de inverno são um problema quando chega o frio, e o Provopar de Irati está precisando de doações. Apesar de receberem durante o ano todo, no inverno é quando há mais procura, porém o estoque está baixo. De acordo com dados levantados pelo Provopar, em duas semanas de maio, cerca de 160 famílias procuraram o programa em busca de roupas de frio.

Abrigo provisório preparado para moradores de rua em Imbituva – Foto: Sec. Assistência Social

Outra demanda é em relação a roupas masculinas, que também há poucas peças.  Além disso, eles atendem as pessoas em situação de rua. Quase todos os dias alguém procura em busca de itens. Isso também aumenta a demanda de roupas masculinas.

O diretor financeiro do Provopar, Igor Golinski, enfatiza que eles recebem todas as doações, mas precisam neste momento de roupas de inverno. “Estamos focando na Campanha do Agasalho porque começou o frio e estamos com pouco estoque, praticamente zerado de roupa de frio. Pedimos à população que nos ajude”, disse Golinski.

AQUECE PARANÁ

  O Governo do Estado também iniciou a campanha Aquece Paraná 2022. A doação de cobertores é o foco da campanha, mas também serão aceitas roupas de inverno. Os itens podem ser levados até o Corpo de Bombeiros e no escritório regional da SEJUF, na Rua Antonio Cavalin, na parte superior do Sicredi. Também pode se feito por meio do aplicativo Paraná Solidário, que conecta o doador com as instituições.
  A primeira-dama do estado do Paraná e presidente do Conselho de Ação Solidária, Luciana Saito Massa, comenta sobre a campanha e pede a colaboração de todos. “A campanha Aquece Paraná tem a missão de aquecer o coração e a vida daqueles que mais precisam. Muitos paranaenses sofrem com as baixas temperaturas e não tem condições adequadas de aquecer a sua família, por isso essa campanha é tão importante e necessária neste momento. Acredito que se cada um de nós colaborar um pouquinho, conseguimos mudar muitas vidas”, destaca.

As doações podem ser feitas direto na sede do Provopar, que fica na Rodoviária Municipal, no piso superior, agendado pelo telefone (42) 3132-6343 ou pelas redes sociais. Já para aqueles que querem receber as doações, é necessário comparecer no Provopar com um documento com foto, é feito um cadastro e a pessoa pode escolher até 10 itens daquilo que precisa. O espaço é uma “loja/doações”, e foi feito desta forma para facilitar na hora da escolha. Devido a pouca quantidade, o limite é de 10 peças por pessoa, mas quando há bastante estoque não há limitações. 

Equipe do Provopar de Irati, que recebe e entrega as doações, que podem ser feitas direto no local, que fica na Rodoviária Municipal- Foto: Jaqueline Lopes

Ana Paula Zavelinski, coordenadora Administrativa do Provopar também pede o auxílio da população para que consigam mais roupas de inverno. “Estamos em maio ainda, mas começou antecipado o frio, estamos precisando de cobertores e roupas em geral. Irati é uma cidade muito acolhedora e vai colaborar conosco, sim, tenho certeza”, finaliza.

Abrigo em Imbituva

Pensando nas pessoas em situação de rua, a fim de protegê-las do frio, a Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Esportes, realiza a ação Acolhida Provisória, que é um local para essas pessoas ficarem durante o inverno.

O espaço está disponível todas às noites, durante toda a extensão do inverno de 2022, e foi preparado no Ginásio de Esportes de Imbituva. No local, há chuveiro com água quente para banho. “É um atendimento digno e humanizado direcionado a quem mais precisa”, diz a secretária da pasta, Cleide Kubaski.

Cãopanha do agasalho

O frio não chega apenas para os seres humanos, os animais também sofrem neste período. Por isso, para aquecer os cachorros e gatos de Irati, o grupo Protetores Independentes criaram a “Cãopanha do Agasalho”, que consiste em vender roupas para pets e converter o dinheiro na compra de ração para os protetores independentes e para a ONG S.O.S Amigo Bicho.

Segundo a presidente do Conselho Municipal do Bem-Estar Animal, Fabiana De Godoy Rocha, são cerca de 12 mulheres que fazem parte deste grupo e que, aproximadamente, cuidam de 200 cachorros e 30 gatos. A presidente comenta que a ideia surgiu de uma destas mulheres, que é costureira, e que se disponibilizou em confeccionar as roupas para serem vendidas.

Roupas feitas para os animais da Cãopanha do Agasalho – Foto: Reprodução

A colaboradora Denise Daniliszyn Manassés, que é costureira, diz que a procura pelas mesmas está grande. “Graças a Deus está tendo boa procura e estamos pensando em fazer uma feirinha para expor as roupinhas e, assim, ficar mais fácil para as pessoas conhecerem e comprarem”, disse.

A presidente Fabiana também fez um convite para que a população ajude com doações de tecidos. “Gostaria de convidar toda a sociedade para que nos ajudem e doem softs e moletons para nós. Façam suas encomendas e me procurem pelo WhatsApp (42) 99974-6103. Nossas roupas custam no mínimo R$10,00 mas sempre falamos que é o valor que o seu coração mandar”, finaliza.

Teixeira Soares

Em Teixeira Soares, a Campanha do Agasalho começou no dia 12 de maio e é em conjunto com a Associação Comercial e Empresarial (ACETS), e em todos os comércios há pontos de arrecadação de roupas, cobertores e alimentos. São três campanhas em uma só. O secretário da Família e Desenvolvimento Social, Adriano Pitter José Heinen, informa que as doações funcionam o ano inteiro, com caixas em alguns locais e é feito o recolhimento semanal. Todo o material arrecadado é deixado em uma casa, aberta nas segundas, quartas e sexta-feiras, na parte da tarde, para aquelas pessoas que precisam possam procurar e escolher os itens. Os cobertores e alimentos é o CRAS que faz a distribuição.

Fernandes Pinheiro

Fernandes Pinheiro também pensou na Campanha do Agasalho, e começa  na terça-feira, dia 31 de maio, e vai até 15 de agosto. Segundo a secretária de Assistência Social, Elisangela do Carmo Moreira Pires, as doações podem ser feitas na Secretaria de Assistência Social Provopar e equipamentos da Prefeitura, mercado Cupim, mercado Nossa Senhora da Aparecida em Angai, Colégios Estadual.

Mallet

Na próxima semana, nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, segunda, terça e quarta-feira, a Secretaria da Família de Mallet estará  fazendo doações de roupas para quem precisa. A ação acontece no Parque dos Imigrantes, das 9h às 12h e das 13h às 16h.