Carreta do SENAI leva cursos profissionalizantes a Rio Azul

Foto: Reprodução/Carreta SENAI oferece cursos gratuitos de panificação a população de Rio Azul A população de Rio Azul tem mais

Foto: Reprodução/Carreta SENAI oferece cursos gratuitos de panificação a população de Rio Azul

A população de Rio Azul tem mais uma ajuda para se profissionalizar com os cursos da carreta do SENAI que está no município. São oferecidos quatro cursos de panificação que ajudarão as pessoas em uma maior geração de renda.

A carreta iniciou as atividades na última quarta-feira (22), e está localizada no pátio da rodoviária. A previsão é que fique no local até o final de setembro, quando será encerrado os cursos. Os participantes recebem certificação no final.

São quatro modalidades ofertadas como a elaboração de doces, técnicas de panificação e confeitaria, que já iniciaram, os outros cursos de técnicas de fabricação de pizza e elaboração de salgados para festas, irão começar no próximo mês. Todos são gratuitos, e as vagas são limitadas.

Quem deseja participar dos cursos deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS-PR), localizado na rua Cafieiro Corsi, s/n, ou no telefone (42) 3463-2009.

Para o secretário Municipal de Promoção Social, Rodolfo Solda, essas atividades são oportunidades para as pessoas entrarem no mercado de trabalho. Através dos cursos, que são oferecidos para a população principalmente para famílias que participam de grupos de acompanhamentos e beneficiários de programas sociais, como o CRAS e CREAS, inclusive as famílias de baixa renda), terem uma oportunidade de aprender e se aperfeiçoarem mais, com um incentivo para o mercado de trabalho e ainda trabalhar a autoestima, convivência e relações interpessoais, comenta.

OUTROS CURSOS

A ideia de trazer os cursos para Rio Azul veio da parceria entre o SENAI e a Prefeitura, que já realizaram outros cursos como manutenção de celulares e auxiliar de confecções. Também já foram oferecidas outras aulas de pães caseiros e artesanais e de conversas para as famílias da comunidade de Rio Azul dos Soares.

Na localidade de Vila Nova também foram destinadas práticas de manipulação de alimentos, customização de chinelos e confecções de bonecas de pano. Também é oferecido pela Prefeitura, através do Instituto Ágape Brasil, os cursos de auxiliar de escritório, secretariado recepcionista e telefonista, operador de caixa de supermercados, vendedor e atendente de lojas.

CARRETA

As carretas oferecidas pelo SENAI são semirreboques, que vão até as empresas ou comunidades distantes acopladas em caminhões. Elas ficam estacionadas durante o período médio de dois meses em cada local. Podem atender até 18 alunos ao mesmo tempo.

Em alguns casos, todas as atividades são realizadas dentro do semirreboque; em outros, as salas podem ser montadas ao lado da carreta, que funciona apenas como laboratório ou oficina.