Casos ativos de Covid-19 diminuem na região

Municípios que fazem parte da Amcespar registram baixas nos casos ativos da doença

Esther Kremer

Os casos de Covid-19 na região baixaram significativamente durante o mês de junho e início de julho. Depois de maio ter registrado 45,37% do total de mortes desde julho de 2020 e mais de 2800 casos ativos. Os últimos boletins epidemiológicos divulgados nos meses seguintes mostram a diminuição de infectados pelo novo coronavírus.
No dia 27 de maio, o número de infectadosem toda a região dos municípios da Amcespar era de 2850 casos ativos, já no fim do mês de junho, no dia 28 de junho, os boletins mostram 611 em toda a região. Uma semana depois, no dia 05 de julho, os casos baixaram para 509 casos ativos, foram 102 a menos em uma semana. Na segunda-feira (12), os casos ativos chegaram a 325, ao todo, são 286 a menos que no dia 28.
As Secretarias Municipais de Saúde divulgam diariamente os dados de covid-19 de cada cidade, em que pode ser feito um comparativo dos casos em investigação e ativos. Rio Azul, Teixeira Soares e Mallet são as três localidades que mais registraram baixas durante o tempo analisado.
Rio Azul desde o início de julho, não passa de dez casos ativos. Mallet também foi um dos municípios que diminuiu o número de contágio, chegando a ter apenas dez casos ativos e quatro em investigação. Em Irati, houve uma baixa de infectados, sendo que em maio o município chegou a registrar mais de 700 casos ativos, e no dia 12 de julho o número caiu para 104.

“A população está de parabéns por todo o comportamento nessa pandemia, com todos ajudando pudemos reduzir esses casos, não é mérito só da administração” Leandro Jasinski


A baixa se deu por meio do trabalho realizado pelas Prefeituras e Secretarias de Saúde dos municípios, com decretos, medidas mais rígidas no combate a pandemia e também pela vacinação. Uma das estratégias que foi adotada por Rio Azul, Guamiranga e outros municípios, foi a testagem rápida em pacientes com a suspeita da doença, isso possibilitou a agilidade das equipes de saúde em medicar e monitorar essas pessoas.
O prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, comentou sobre a baixa de casos na cidade e parabenizou a população pelo apoio.“A população está de parabéns por todo o comportamento nessa pandemia, com todos ajudando pudemos reduzir esses casos, não é mérito só da administração, mas de toda a população de Rio Azul que contribui para que isso fosse possível.”.
O número de óbitos estagnou, tendo um total de 315 mortes desde o início da pandemia, os municípiosque menos registraram perdas pela doença foram Mallet e Fernandes Pinheiro.