Centro de Tradições Willy Laars vai virar Parque de Exposições de Irati

Uma nova estrutura está sendo montada para abrigar os eventos do município

O 31º Rodeio Crioulo de Irati vem aí, começa nesta sexta-feira (12) com as provas campeiras. E quem for prestigiar o evento principal de aniversário dos 112 anos do município verá uma nova estrutura do CT Willy Laars, que tem como intuito transformar o local em um Parque de Exposições.

Nessa primeira parte da obra foram feitas arquibancadas cobertas, em um barracão de 560 metros quadrados. Também foram trocados muros e os bretes, feita a drenagem no local, e construída uma nova casa de juízes.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, diz que a ideia é transformar o local no parque de exposições, em que poderá ser utilizado por toda a população. “Vamos mudar o nome para Parque de Exposições Wiily Laars, porque nós queremos um multiuso desse espaço, para que as pessoas usem o ano inteiro. Teremos dentro dele o Centro de Eventos, Centro de Tradições Gaúchas e os pavilhões, para fazer um festival de música, almoços beneficentes, e outros. Queremos criar ano que vem a ExpoIrati, uma Feira Agropecuária. Queremos unir o útil ao agradável e criar aqui um espaço que tenha destaque na nossa região”, disse.

Derbli fiscalizou pessoalmente as obras no CT, e diz que ela trará mais conforto aos visitantes das festas. “Estamos dando uma remodelada aqui no parque de tradições, fazendo algumas reformas, melhorando a pista, fazendo uma arquibancada para mais conforto ao público que vem assistir, para melhorar a estética e fazer algo definitivo”.

De acordo com o secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Adriano Batista, as melhorias realizadas no CT darão mais durabilidade ao local, visto que as manutenções serão menores. “As obras estão sendo realizadas especificamente para o CT, com nova alvenaria de situações existentes, como a dos bretes, casa dos juízes, além disso, toda uma melhoria na parte de drenagens, muros, foi realizada neste momento, para colocar Irati no circuito de eventos futuros”, observa.

Futuramente, no local também deve ser feita a cobertura da pista de laço que aguarda a liberação do recurso, que é do deputado federal, Evandro Roman. O barracão deve ter 4.500 metros. A construção do Centro de Eventos também deve começar no próximo mês.

RODEIO

O primeiro evento que contará com a nova estrutura é o 31º Rodeio Crioulo de Irati, que contará com uma grande programação. A prefeitura acredita que este será o maior dos últimos anos.

A invernada artística do Rodeio de Irati é algo que vem surpreendendo ao longo dos últimos anos. Após um período em que Irati deixou de sediar o circuito estadual das provas artísticas – entre 2013 e 2015 – o número de participantes só vem crescendo. Para Marcelo de Ávila Francos, coordenador da parte artística do rodeio, esta evolução em 2019 pode ser até mais de 20% maior.

A invernada campeira do Rodeio 2019 manterá o mesmo sistema de provas do realizado no ano anterior. O coordenador, Ederson Luiz Campos, o Edinho, prevê que a participação de competidores deverá ser igual ou superior à edição 2018 do rodeio. Naquele ano foram 180 equipes e 80 CTGs.

Os sete narradores e sete juízes que acompanham a invernada campeira, assim como o público e os participantes que virão, irão encontrar uma nova pista, tamanho oficial de 150 por 30 metros, com os muros laterais em alvenaria e várias melhorias na estrutura do rodeio.